Notícias

EMEF Philó e UMAPAZ realizam curso sobre horta agroecológica

Iniciativa faz parte das atividades previstas para 2023 dentro do projeto “Eco Parque Philó” 

Publicado em: 15/05/2023 9h00 | Atualizado em: 12/05/2023
Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

Na zona Norte da capital, o projeto de arquitetura desenvolvido na EMEF Philó Gonçalves dos Santos, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) e o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem  (TICPs), articula diversas atividades pedagógicas para transformar em realidade o sonho de construir o “Eco Parque Philó”. 

O trabalho consiste em ampliar o espaço da unidade para uma área verde com mais de 14 mil/m² localizada atrás da escola, que não era utilizada. Neste ano, em parceria com a Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a escola realiza cursos sobre horta agroecológica, ecoturismo e estufa agrícola. 

O curso Horta Agroecológica está acontecendo neste primeiro semestre às quartas e quintas-feiras, com total de 40 horas. Participam estudantes e professores da unidade e as formações são ministradas por integrantes da UMAPAZ.

Experimento químico e físico sobre fertilidade da terra

Experimento químico e físico para entender sobre fertilidade da terra.

No primeiro módulo o conteúdo trabalhado foi “Culturas regionais” com os temas características do solo, adubação, manejo e tratos. No segundo módulo, que acontecerá dia 18 de maio, os participantes irão conhecer tecnologias sociais, desenvolvimento de compostagem, preservação e tratamento de leiras e manejo de ferramentas manuais e artesanais. 

Estudantes usam a matemática no cálculo do tamanho da área.

Estudantes usam a matemática no cálculo do tamanho da área.

Já no módulo três “Necessidades geram criatividade”, serão trabalhadas sementes, germinação, brotação, manejos e tratos, estruturas e aplicações de materiais alternativos, além de montagem e instalação de canteiros.  

Por fim, no quarto módulo “Sonhos, idealizações e realizações”, previsto para 15 de junho, os temas abordados serão consorciação (técnica agrícola para melhor aproveitamento do solo), rotação de culturas, manejo e controle de pragas, colheita e consumo de alimentos, preservação e tratamento.

Vista aérea de onde estão implantando a horta agroecológica.

Vista aérea de onde estão implantando a horta agroecológica.

Idealização da eco parque

Desde 2021, várias ações são realizadas e permitem a cada etapa do processo que novos avanços e implementações aconteçam, como a instalação de rosa dos ventos de garrafas pets, “eco salas” desenvolvidas com mesas e bancos feitos de madeira, jardim sensorial onde plantaram amoreiras, entre outros. 

O projeto, desenvolvido em processo colaborativo entre professores e estudantes da EMEF Philó e da FAU, traz como diretriz principal a acessibilidade universal e que permita espaços lúdicos, de criação, de lazer, sempre integrados em uma perspectiva didática. Estão previstos espaços como área esportiva, parque, jardim de chuva,  pista de skate, anfiteatro, árvores urbanas e frutíferas, parede de escalada, relógio solar, horta pedagógica, composteira, entre outros.  

Resgate da herança cultural e histórica

A gestão escolar, professores, estudantes e comunidade sentiam há algum tempo a necessidade de ter um espaço para ser utilizado pelos estudantes e pelos moradores do entorno de forma pedagógica, recreativa e que fosse um lugar de convivência. 

Além disso, o projeto “Eco-Parque Philó” pretende resgatar a herança cultural e histórica do local, e ser um ponto de resistência e transformação social, principalmente, por estar localizada em um território onde há uma antiga fábrica de cimento desativada, o cemitério de Perus e a Vala de Perus, um clube de tiro, entre outros pontos que tornam a região mais hostil. 

Assista ao vídeo:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440