Notícias

EMEF Philó e UMAPAZ realizam curso sobre horta agroecológica

Iniciativa faz parte das atividades previstas para 2023 dentro do projeto “Eco Parque Philó” 

Publicado em: 15/05/2023 9h00 | Atualizado em: 12/05/2023
Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

Na zona Norte da capital, o projeto de arquitetura desenvolvido na EMEF Philó Gonçalves dos Santos, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) e o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem  (TICPs), articula diversas atividades pedagógicas para transformar em realidade o sonho de construir o “Eco Parque Philó”. 

O trabalho consiste em ampliar o espaço da unidade para uma área verde com mais de 14 mil/m² localizada atrás da escola, que não era utilizada. Neste ano, em parceria com a Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a escola realiza cursos sobre horta agroecológica, ecoturismo e estufa agrícola. 

O curso Horta Agroecológica está acontecendo neste primeiro semestre às quartas e quintas-feiras, com total de 40 horas. Participam estudantes e professores da unidade e as formações são ministradas por integrantes da UMAPAZ.

Experimento químico e físico sobre fertilidade da terra

Experimento químico e físico para entender sobre fertilidade da terra.

No primeiro módulo o conteúdo trabalhado foi “Culturas regionais” com os temas características do solo, adubação, manejo e tratos. No segundo módulo, que acontecerá dia 18 de maio, os participantes irão conhecer tecnologias sociais, desenvolvimento de compostagem, preservação e tratamento de leiras e manejo de ferramentas manuais e artesanais. 

Estudantes usam a matemática no cálculo do tamanho da área.

Estudantes usam a matemática no cálculo do tamanho da área.

Já no módulo três “Necessidades geram criatividade”, serão trabalhadas sementes, germinação, brotação, manejos e tratos, estruturas e aplicações de materiais alternativos, além de montagem e instalação de canteiros.  

Por fim, no quarto módulo “Sonhos, idealizações e realizações”, previsto para 15 de junho, os temas abordados serão consorciação (técnica agrícola para melhor aproveitamento do solo), rotação de culturas, manejo e controle de pragas, colheita e consumo de alimentos, preservação e tratamento.

Vista aérea de onde estão implantando a horta agroecológica.

Vista aérea de onde estão implantando a horta agroecológica.

Idealização da eco parque

Desde 2021, várias ações são realizadas e permitem a cada etapa do processo que novos avanços e implementações aconteçam, como a instalação de rosa dos ventos de garrafas pets, “eco salas” desenvolvidas com mesas e bancos feitos de madeira, jardim sensorial onde plantaram amoreiras, entre outros. 

O projeto, desenvolvido em processo colaborativo entre professores e estudantes da EMEF Philó e da FAU, traz como diretriz principal a acessibilidade universal e que permita espaços lúdicos, de criação, de lazer, sempre integrados em uma perspectiva didática. Estão previstos espaços como área esportiva, parque, jardim de chuva,  pista de skate, anfiteatro, árvores urbanas e frutíferas, parede de escalada, relógio solar, horta pedagógica, composteira, entre outros.  

Resgate da herança cultural e histórica

A gestão escolar, professores, estudantes e comunidade sentiam há algum tempo a necessidade de ter um espaço para ser utilizado pelos estudantes e pelos moradores do entorno de forma pedagógica, recreativa e que fosse um lugar de convivência. 

Além disso, o projeto “Eco-Parque Philó” pretende resgatar a herança cultural e histórica do local, e ser um ponto de resistência e transformação social, principalmente, por estar localizada em um território onde há uma antiga fábrica de cimento desativada, o cemitério de Perus e a Vala de Perus, um clube de tiro, entre outros pontos que tornam a região mais hostil. 

Assista ao vídeo:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Uma professora senta em uma roda sorrindo com um grupo de bebês em uma sala de aula.

Resultados de provas objetivas para cargos de ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 01/03/2024 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.428