Notícias
Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol
Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais
Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.
Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.
A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.
Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.
“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.
De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” são lançados na Câmara Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Maio Laranja: Escolas Municipais promovem ações de conscientização
Secretaria Municipal de Educação
SME promove curso que é experiência imersiva nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação participará da celebração global “Make Music Day”
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Estudantes em Ação premiará estudantes e unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança e-book para registrar a trajetória de 30 anos de Tecnologias para Aprendizagem
Relacionadas
Conheça o Plano Municipal de Educação de São Paulo
Publicado em: 19/04/2016 2h54 - em PME
Clube de Leitura na EMEF Lourival Brandão
Publicado em: 19/04/2016 2h03 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Orientações digitalizadas
Publicado em: 19/04/2016 1h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
DIPED da DRE Guaianases realiza o “I Encontro da Ação Formativa para o Ciclo de Alfabetização”
Publicado em: 19/04/2016 11h10 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Navegantes recebe a peça “O Taxidermista”
Publicado em: 19/04/2016 11h08 - em CEU e COCEU