Notícias

Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol

Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais

Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020

Leitura.jpg

No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.

Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.

A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.

Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.

“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.

De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.

Confira uma Galeira de Imagens da atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Zona Leste festeja criação de CIEJA Iguatemi I

Zona Leste festeja criação de CIEJA Iguatemi I

Publicado em: 18/11/2015 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educadores de São Mateus participam de Diálogos com a DRE

Educadores de São Mateus participam de Diálogos com a DRE

Publicado em: 18/11/2015 3h11 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Atendimento Pedagógico Hospitalar

Atendimento Pedagógico Hospitalar

Publicado em: 18/11/2015 10h57 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Seminário de Práticas Corporais

Seminário de Práticas Corporais

Publicado em: 17/11/2015 5h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Guaianases realiza mesa redonda para dar mais consistência ao Programa “Mais Educação São Paulo”

DRE Guaianases realiza mesa redonda para dar mais consistência ao Programa “Mais Educação São Paulo”

Publicado em: 17/11/2015 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 1.239 1.240 1.241 1.242 1.243 1.285