Notícias

Equipe da CODAE troca experiências na cozinha com especialista em cultura alimentar

A nutricionista Neide Rigo e a merendeira Rita Vale compartilharam estratégias de sucesso na formação das merendeiras

Publicado em: 26/04/2017 17h22 | Atualizado em: 30/11/2020

O 2º encontro do Ciclo de Palestras “Desafios da Alimentação Escolar” para a equipe técnica da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) ocorreu no dia 24 de abril, no espaço Gourmet do Mercado Municipal e teve como tema “O merendeiro dentro e fora da cozinha: inspirações e estratégias de sucesso”. Foi uma tarde de trocas com a nutricionista e especialista em cultura alimentar Neide Rigo e Rita Vale, merendeira do Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado Crê-Ser.

Neide Rigo iniciou a atividade contando sua experiência na realização de oficinas culinárias para merendeiras de Sobradinho, Euclides da Cunha, Uauá e Curaça, todas cidades do sertão da Bahia. Neide relatou que as oficinas são atividades importantes para despertar a vontade das merendeiras em cozinhar, valorizar e sensibilizar essas profissionais e descobrir os saberes e vivências das cozinheiras, mostrando que existem muitas possibilidades dentro de uma cozinha escolar, valorizando a utilização de alimentos regionais.

Em seguida, foi a vez da Rita Vale relatar suas experiências e desafios como cozinheira de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Segundo ela, “com competência, amor pelo trabalho e boa vontade é possível criar muitas receitas diferentes e saborosas, garantindo uma ótima alimentação das crianças”.

Posteriormente, a dupla Neide e Rita mostraram, na prática, a elaboração da massa de tapioca e possibilidades de deixá-la mais bonita, saborosa e nutritiva, utilizando, por exemplo, suco de cenoura, de beterraba ou capim cidreira para hidratar o polvilho. Além disso, foram utilizados como recheios um patê de abobrinha e doce de leite com coco fresco. Para finalizar a atividade, todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, fazendo as tapiocas coloridas e, juntos, compartilharem o momento da degustação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212