Notícias

Equipe da CODAE troca experiências na cozinha com especialista em cultura alimentar

A nutricionista Neide Rigo e a merendeira Rita Vale compartilharam estratégias de sucesso na formação das merendeiras

Publicado em: 26/04/2017 17h22 | Atualizado em: 30/11/2020

O 2º encontro do Ciclo de Palestras “Desafios da Alimentação Escolar” para a equipe técnica da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) ocorreu no dia 24 de abril, no espaço Gourmet do Mercado Municipal e teve como tema “O merendeiro dentro e fora da cozinha: inspirações e estratégias de sucesso”. Foi uma tarde de trocas com a nutricionista e especialista em cultura alimentar Neide Rigo e Rita Vale, merendeira do Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado Crê-Ser.

Neide Rigo iniciou a atividade contando sua experiência na realização de oficinas culinárias para merendeiras de Sobradinho, Euclides da Cunha, Uauá e Curaça, todas cidades do sertão da Bahia. Neide relatou que as oficinas são atividades importantes para despertar a vontade das merendeiras em cozinhar, valorizar e sensibilizar essas profissionais e descobrir os saberes e vivências das cozinheiras, mostrando que existem muitas possibilidades dentro de uma cozinha escolar, valorizando a utilização de alimentos regionais.

Em seguida, foi a vez da Rita Vale relatar suas experiências e desafios como cozinheira de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Segundo ela, “com competência, amor pelo trabalho e boa vontade é possível criar muitas receitas diferentes e saborosas, garantindo uma ótima alimentação das crianças”.

Posteriormente, a dupla Neide e Rita mostraram, na prática, a elaboração da massa de tapioca e possibilidades de deixá-la mais bonita, saborosa e nutritiva, utilizando, por exemplo, suco de cenoura, de beterraba ou capim cidreira para hidratar o polvilho. Além disso, foram utilizados como recheios um patê de abobrinha e doce de leite com coco fresco. Para finalizar a atividade, todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, fazendo as tapiocas coloridas e, juntos, compartilharem o momento da degustação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupos de estudantes gremistas

Seminários Regionais de Grêmios Estudantis ocorrem nas 13 DREs

Publicado em: 19/08/2022 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.264