Notícias

Equipe da CODAE troca experiências na cozinha com especialista em cultura alimentar

A nutricionista Neide Rigo e a merendeira Rita Vale compartilharam estratégias de sucesso na formação das merendeiras

Publicado em: 26/04/2017 17h22 | Atualizado em: 30/11/2020

O 2º encontro do Ciclo de Palestras “Desafios da Alimentação Escolar” para a equipe técnica da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) ocorreu no dia 24 de abril, no espaço Gourmet do Mercado Municipal e teve como tema “O merendeiro dentro e fora da cozinha: inspirações e estratégias de sucesso”. Foi uma tarde de trocas com a nutricionista e especialista em cultura alimentar Neide Rigo e Rita Vale, merendeira do Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado Crê-Ser.

Neide Rigo iniciou a atividade contando sua experiência na realização de oficinas culinárias para merendeiras de Sobradinho, Euclides da Cunha, Uauá e Curaça, todas cidades do sertão da Bahia. Neide relatou que as oficinas são atividades importantes para despertar a vontade das merendeiras em cozinhar, valorizar e sensibilizar essas profissionais e descobrir os saberes e vivências das cozinheiras, mostrando que existem muitas possibilidades dentro de uma cozinha escolar, valorizando a utilização de alimentos regionais.

Em seguida, foi a vez da Rita Vale relatar suas experiências e desafios como cozinheira de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Segundo ela, “com competência, amor pelo trabalho e boa vontade é possível criar muitas receitas diferentes e saborosas, garantindo uma ótima alimentação das crianças”.

Posteriormente, a dupla Neide e Rita mostraram, na prática, a elaboração da massa de tapioca e possibilidades de deixá-la mais bonita, saborosa e nutritiva, utilizando, por exemplo, suco de cenoura, de beterraba ou capim cidreira para hidratar o polvilho. Além disso, foram utilizados como recheios um patê de abobrinha e doce de leite com coco fresco. Para finalizar a atividade, todos os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, fazendo as tapiocas coloridas e, juntos, compartilharem o momento da degustação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida” 

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs

Publicado em: 26/03/2024 6h57 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.434