Notícias

EMEF Marina Melander organiza sarau no Parque do Ibirapuera

Primeiro encontro do projeto “Sarau na Praça” em 2017 reuniu um total de 120 alunos

Publicado em: 27/04/2017 17h10 | Atualizado em: 30/11/2020
Sarau no Ibirapuera_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina Melander Coutinho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realizou nos dias 13 e 18 de abril os dois primeiros encontros do projeto “Sarau na Praça: Ocupando a cidade” no ano de 2017. As reuniões aconteceram no Parque do Ibirapuera e contaram com a participação de jovens dos 7º e 8º anos da escola.

A Professora Win Eufrásio, uma das responsáveis por coordenar o projeto, disse que o passeio no Ibirapuera começou pela manhã e foi até à tarde. No primeiro período, foram realizadas atividades do sarau, como roda de leituras e de poesias; já no segundo, os alunos passearam de bicicleta, skate e patins. Também visitaram o Museu Afro Brasil. “As questões étnico-raciais são alvo de nosso interesse durante o ano todo”, destacou a educadora.

Segundo Win, esse primeiro encontro do ano alcançou um número recorde de participantes. Somando os dois dias, 120 alunos participaram das atividades no Parque Ibirapuera, sendo que muitos deles visitaram o lugar pela primeira vez. “Esses jovens precisam ter um relacionamento mais próximo com lugares significativos de São Paulo, especialmente os locais públicos. Só assim é possível trabalhar com eles a questão do empoderamento e pertencimento à cidade”, ressalta.

A professora revela que está previsto no planejamento escolar da EMEF Marina Melander deste ano um tempo para que os estudantes possam conhecer e desfrutar de parques, clubes, praças, espaços comunitários e bibliotecas. “Normalmente nas excursões eles não conseguiam aproveitar tudo que o lugar visitado oferecia justamente porque o tempo de lazer não estava previsto”, explica.

Win disse que esses encontros do Sarau na Praça só são possíveis com a participação de outros professores da EMEF Marina Melander. Ela agradece, por exemplo, aos educadores Larissa Foster e Silas Silva, que acompanharam a atividade no Ibirapuera, e também à Professora Camila Nunes, sua parceira na condução do projeto. “Tenho certeza que sem seu empenho, dedicação e envolvimento não estaríamos levando 120 alunos para tamanha experiência”, destacou a professora.

Confira a galeria de imagens do encontro no Parque Ibirapuera.

Saiba mais sobre o projeto Sarau na Praça.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Centenário de Paulo Freire: relembre a história e trajetória do educador na SME

Publicado em: 19/09/2021 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.189