EMEF Marina Melander organiza sarau no Parque do Ibirapuera

Primeiro encontro do projeto “Sarau na Praça” em 2017 reuniu um total de 120 alunos

Publicado em: 27/04/2017 17h10 | Atualizado em: 30/11/2020
Sarau no Ibirapuera_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina Melander Coutinho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realizou nos dias 13 e 18 de abril os dois primeiros encontros do projeto “Sarau na Praça: Ocupando a cidade” no ano de 2017. As reuniões aconteceram no Parque do Ibirapuera e contaram com a participação de jovens dos 7º e 8º anos da escola.

A Professora Win Eufrásio, uma das responsáveis por coordenar o projeto, disse que o passeio no Ibirapuera começou pela manhã e foi até à tarde. No primeiro período, foram realizadas atividades do sarau, como roda de leituras e de poesias; já no segundo, os alunos passearam de bicicleta, skate e patins. Também visitaram o Museu Afro Brasil. “As questões étnico-raciais são alvo de nosso interesse durante o ano todo”, destacou a educadora.

Segundo Win, esse primeiro encontro do ano alcançou um número recorde de participantes. Somando os dois dias, 120 alunos participaram das atividades no Parque Ibirapuera, sendo que muitos deles visitaram o lugar pela primeira vez. “Esses jovens precisam ter um relacionamento mais próximo com lugares significativos de São Paulo, especialmente os locais públicos. Só assim é possível trabalhar com eles a questão do empoderamento e pertencimento à cidade”, ressalta.

A professora revela que está previsto no planejamento escolar da EMEF Marina Melander deste ano um tempo para que os estudantes possam conhecer e desfrutar de parques, clubes, praças, espaços comunitários e bibliotecas. “Normalmente nas excursões eles não conseguiam aproveitar tudo que o lugar visitado oferecia justamente porque o tempo de lazer não estava previsto”, explica.

Win disse que esses encontros do Sarau na Praça só são possíveis com a participação de outros professores da EMEF Marina Melander. Ela agradece, por exemplo, aos educadores Larissa Foster e Silas Silva, que acompanharam a atividade no Ibirapuera, e também à Professora Camila Nunes, sua parceira na condução do projeto. “Tenho certeza que sem seu empenho, dedicação e envolvimento não estaríamos levando 120 alunos para tamanha experiência”, destacou a professora.

Confira a galeria de imagens do encontro no Parque Ibirapuera.

Saiba mais sobre o projeto Sarau na Praça.