Notícias

Projeto da EMEF Profª Thereza Maciel de Paula ganha o Prêmio Ciência para Todos

Trabalho foi desenvolvido com os alunos da EJA para propor soluções ao descarte irregular de resíduos sólidos

Publicado em: 29/11/2023 12h35 | Atualizado em: 29/11/2023
Composição com duas imagens: a primeira, da esquerda para direita, mostra uma minhoca feita de cartolina e, ao fundo, um saco preto; a segunda imagem mostra um pessoa manuseando terra de uma composteira.

A professora Eloiza Araújo da EMEF Profª Thereza Maciel de Paula, da DRE São Mateus, é uma das vencedoras do prêmio Ciência para Todos, organizado pela Fundação Roberto Marinho e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na categoria EJA. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (27) no Masp. O projeto premiado refletiu sobre a questão do descarte de resíduos e propôs soluções dentro da unidade.

O projeto foi desenvolvido de maneira interdisciplinar junto com os professores Joel Lira de língua portuguesa, Lina Mara de história e Cecília Rodrigues de inglês. Os alunos participaram de oficinas de reaproveitamento ambiental, palestras e saídas de campos para refletir sobre o tema do descarte irregular de resíduos sólidos e como isso impacta a vida de toda a comunidade.

As aulas foram desenvolvidas de acordo com as diretrizes do Currículo da Cidade, Currículo da Educação Ambiental e Currículo Antirracista. Juntos os professores e alunos criaram uma composteira e minhocário para o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Também desenvolveram um espaço para recolher os materiais recicláveis e óleo de cozinha usado, além de uma horta e um jardim vertical para trabalhar a questão da preservação ambiental.

“O grande legado é o conhecimento que vai ficar internalizado neles e o olhar que eles vão ter com relação ao descarte de resíduos sólidos para a sociedade, comunidade e meio ambiente em geral. E fica um legado para a escola para continuarmos o projeto com outras turmas”, enfatizou a professora Eloiza.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442