Notícias

Projeto da EMEF Profª Thereza Maciel de Paula ganha o Prêmio Ciência para Todos

Trabalho foi desenvolvido com os alunos da EJA para propor soluções ao descarte irregular de resíduos sólidos

Publicado em: 29/11/2023 12h35 | Atualizado em: 29/11/2023
Composição com duas imagens: a primeira, da esquerda para direita, mostra uma minhoca feita de cartolina e, ao fundo, um saco preto; a segunda imagem mostra um pessoa manuseando terra de uma composteira.

A professora Eloiza Araújo da EMEF Profª Thereza Maciel de Paula, da DRE São Mateus, é uma das vencedoras do prêmio Ciência para Todos, organizado pela Fundação Roberto Marinho e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na categoria EJA. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (27) no Masp. O projeto premiado refletiu sobre a questão do descarte de resíduos e propôs soluções dentro da unidade.

O projeto foi desenvolvido de maneira interdisciplinar junto com os professores Joel Lira de língua portuguesa, Lina Mara de história e Cecília Rodrigues de inglês. Os alunos participaram de oficinas de reaproveitamento ambiental, palestras e saídas de campos para refletir sobre o tema do descarte irregular de resíduos sólidos e como isso impacta a vida de toda a comunidade.

As aulas foram desenvolvidas de acordo com as diretrizes do Currículo da Cidade, Currículo da Educação Ambiental e Currículo Antirracista. Juntos os professores e alunos criaram uma composteira e minhocário para o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Também desenvolveram um espaço para recolher os materiais recicláveis e óleo de cozinha usado, além de uma horta e um jardim vertical para trabalhar a questão da preservação ambiental.

“O grande legado é o conhecimento que vai ficar internalizado neles e o olhar que eles vão ter com relação ao descarte de resíduos sólidos para a sociedade, comunidade e meio ambiente em geral. E fica um legado para a escola para continuarmos o projeto com outras turmas”, enfatizou a professora Eloiza.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427