Projeto da EMEF Pracinhas da FEB se transforma em exposição fotográfica

“Nós: entrelaces entre o mundo e o eu” trabalhou a representatividade

Publicado em: 25/11/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

pracinhas_da_FEB_740_x_430.jpg

Durante este ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pracinhas da FEB, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA), “Nós: entrelaces entre o mundo e o eu”. O trabalho realizado pela unidade escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Campo Limpo transformou o resultado final em uma exposição fotográfica nos Centros Educacionais Unificados Guarapiranga e Casa Blanca.

Com fotografias e frases de 40 pessoas ligadas à escola, o objetivo era fazer uma prática que exaltasse o poder da representatividade. “Tudo isso é a cara do Pracinhas. Nosso objetivo é mostrar a pluralidade que o Pracinhas é”, conta Nilce Nascimento, Coordenadora Pedagógica da EMEF. Para ela, o projeto foi uma prática de justiça social, que fez os envolvidos compreendessem seus direitos e que todos exercessem a coletividade.

Inspirado em um projeto semelhante desenvolvido no Rio de Janeiro, a EMEF Pracinhas fez questão de deixar sua marca original. “Tivemos contato com esse trabalho do Rio, mas ampliamos a ideia para atingir todo o coletivo da nossa escola”, declara a Coordenadora Pedagógica. Além disso, Nilce conta que, ao contrário do trabalho carioca, que só tinha imagens e fotos dos alunos da escola, o Pracinhas decidiu ir além, convidando pais, professores e funcionários também.

Nilce explicou que após a sessão de fotos com um fotógrafo profissional e o desenvolvimento de algumas atividades com os envolvidos, tais como textos que falassem mais sobre si mesmos e a escolha de uma frase que representasse sua personalidade, todo material foi reunido para a elaboração de uma exposição com os resultados. Segundo ela, a intenção era impactar e transformar os participantes do projeto. “A pessoa que está ali, e sofreu algum tipo de preconceito, se sente representada, se sente empoderada de estar ali”, completou a coordenadora.

Depois de dois meses sendo exposta na própria EMEF Pracinhas, a exposição ficou no CEU Guarapiranga até o dia 25 de novembro. Agora, o novo destino da mostra do projeto Nós será o CEU Casa Blanca, onde ficará do dia 1 a 11 de dezembro aberta para todo o público.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.