Notícias

Projeto da EMEF Pracinhas da FEB se transforma em exposição fotográfica

“Nós: entrelaces entre o mundo e o eu” trabalhou a representatividade

Publicado em: 25/11/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

pracinhas_da_FEB_740_x_430.jpg

Durante este ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pracinhas da FEB, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA), “Nós: entrelaces entre o mundo e o eu”. O trabalho realizado pela unidade escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Campo Limpo transformou o resultado final em uma exposição fotográfica nos Centros Educacionais Unificados Guarapiranga e Casa Blanca.

Com fotografias e frases de 40 pessoas ligadas à escola, o objetivo era fazer uma prática que exaltasse o poder da representatividade. “Tudo isso é a cara do Pracinhas. Nosso objetivo é mostrar a pluralidade que o Pracinhas é”, conta Nilce Nascimento, Coordenadora Pedagógica da EMEF. Para ela, o projeto foi uma prática de justiça social, que fez os envolvidos compreendessem seus direitos e que todos exercessem a coletividade.

Inspirado em um projeto semelhante desenvolvido no Rio de Janeiro, a EMEF Pracinhas fez questão de deixar sua marca original. “Tivemos contato com esse trabalho do Rio, mas ampliamos a ideia para atingir todo o coletivo da nossa escola”, declara a Coordenadora Pedagógica. Além disso, Nilce conta que, ao contrário do trabalho carioca, que só tinha imagens e fotos dos alunos da escola, o Pracinhas decidiu ir além, convidando pais, professores e funcionários também.

Nilce explicou que após a sessão de fotos com um fotógrafo profissional e o desenvolvimento de algumas atividades com os envolvidos, tais como textos que falassem mais sobre si mesmos e a escolha de uma frase que representasse sua personalidade, todo material foi reunido para a elaboração de uma exposição com os resultados. Segundo ela, a intenção era impactar e transformar os participantes do projeto. “A pessoa que está ali, e sofreu algum tipo de preconceito, se sente representada, se sente empoderada de estar ali”, completou a coordenadora.

Depois de dois meses sendo exposta na própria EMEF Pracinhas, a exposição ficou no CEU Guarapiranga até o dia 25 de novembro. Agora, o novo destino da mostra do projeto Nós será o CEU Casa Blanca, onde ficará do dia 1 a 11 de dezembro aberta para todo o público.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300