Notícias
Projeto da EMEF Carlos Francisco Gaspar ensina inglês por meio de músicas
Iniciativa tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em uma nova língua.
Publicado em: 28/03/2017 16h49 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve desde o segundo semestre de 2016 o projeto Inglês com Música. A atividade tem o objetivo de utilizar canções estrangeiras para despertar nos alunos o interesse em conhecer uma nova língua.
De acordo com a Professora de Inglês e responsável por coordenar o projeto, Dora Célia Loiola, a ideia de realizar o projeto surgiu no segundo semestre de 2016. A intensão era utilizar músicas para chamar mais a atenção dos estudantes para as aulas. “A escolha dessa arte aconteceu pelo fato dela ser uma ferramenta de descontração e, ao mesmo tempo, rica em conteúdo”, completa.
A iniciativa atualmente conta com 20 alunos. Para Dora, a iniciativa é uma forma de trabalhar o protagonismo e despertar os alunos para o conhecimento de uma língua estrangeira inserida no contexto social de forma relevante.
Apesar de ainda ser um projeto recente, Dora diz que é possível identificar alguns resultados positivos como, por exemplo, o fato dos estudantes do projeto compartilharem com os demais da escola o conteúdo aprendido nos encontros. Além disso, a Professora também diz que outras atividades começaram a ser desenvolvidas a partir da iniciativa. “No fim do ano passado, tivemos uma apresentação no formato de coral para a comunidade, que adorou”, destaca.
Como funciona o projeto – O Inglês com Música acontece em três dias na semana. Em cada um deles, os alunos falam sobre suas preferências musicais e, a partir disso, são selecionadas algumas músicas para estudo. Com elas escolhidas, são apresentados vídeos destas canções duas vezes, sendo uma sem legenda e outra com.
A letra da música é apresentada aos alunos de forma impressa e, em pares, os estudantes localizam e fazem a tradução das palavras que já conhecem. Posteriormente, são trabalhadas pela Professora as palavras chaves (key words) e cognatas (transparents). O aluno que escolheu a música tem uma atividade extra: fazer um breve relato da biografia do compositor, cantor ou banda.
Durante a aula, a música trabalhada e outras são tocadas. Feito todo esse exercício, os jovens são questionados sobre qual é o tema da letra da música. “A intenção é que, conforme o projeto for avançando e os alunos estiverem mais familiarizados, também sejam realizadas atividades que ajudem no desenvolvimento da pronúncia como, por exemplo, um karaokê”, completa Dora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Memórias Literárias "O Livro da Vida" será lançado no CEU Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos
Secretaria Municipal de Educação
Mostra de Cinema na EMEF Hipólito José da Costa inicia nesta quinta-feira (2)
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias da edição de julho do Recreio nas Férias
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP destina de forma inédita R$ 55,7 milhões às unidades educacionais por critério de vulnerabilidade dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Mário de Andrade organiza Dia da Família com vivências na horta
Relacionadas
Plateia SME – Edição Especial – cortesias para Amor sob suspeita, Sou toda coração e Mudança de hábito
Publicado em: 04/03/2016 11h10 - em CEU e COCEU
Plateia SME – cortesias para “O primeiro musical – a gente nunca esquece”, “O semeador”, “Oleanna” entre outros
Publicado em: 04/03/2016 11h10 - em CEU e COCEU
Plateia SME – edições de 2 e 3 dezembro
Publicado em: 04/03/2016 11h10 - em CEU e COCEU
Plateia SME – edição especial – cortesias para A Reação e Oleanna
Publicado em: 04/03/2016 11h07 - em CEU e COCEU
Plateia SME – cortesias para os espetáculos “Visitando o Sr. Green”, “Amor sob suspeita” e “Sou toda coração”
Publicado em: 04/03/2016 11h07 - em CEU e COCEU