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Projeto Convívio Musical na EMEF Geny Maria Pussinelli
Iniciativa tem o objetivo de fomentar o protagonismo estudantil e colocar os alunos em contato com instrumentos musicais
Publicado em: 12/04/2017 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020A ideia de trabalhar a música com os alunos surgiu em 2013, conta a Professora de Inglês e Sala de Leitura, Rosemeire Assunção. Segundo ela, o primeiro projeto que tinha essa intenção foi o do Coral. Esta iniciativa, no entanto, se limitava à voz e à realização de treinos e ensaios para apresentações em datas comemorativas. “Durante os encontros, percebemos a necessidade de introduzir alguns instrumentos para desenvolver a memória, coordenação motora, socialização, audição e disciplina dos alunos. Foi assim que surgiu, em 2016, o Convívio Musical”, conta Rosimeire. “Nossos encontros sempre começam com uma aula expositiva, que explica a importância da música. Em seguida, são apresentadas algumas canções aos alunos para exemplificar e sonorizar o que foi dito nesta primeira parte”, explica a Professora.
É nessa segunda parte também que a Professora entrega aos alunos os violões e os pandeiros para eles tentarem acompanhar a música que está tocando. Durante as reuniões são promovidos exercícios rítmicos, de acordes maiores e menores e de toques no pandeiro. “Também entregamos para eles folhas com cifras de violões para ensiná-los essa linguagem e utilizamos videoaulas sobre os instrumentos”, completa.
O Convívio Musical conta atualmente com a participação de aproximadamente 95 alunos do 1º ao 7º ano da Unidade e os atendimentos ocorrem ao longo da semana, nos períodos da manhã e da tarde. A Professora diz que, neste ano, aumentou a procura, por parte dos estudantes maiores, pelo aprendizado sobre a prática de algum dos instrumentos. “A ideia do convívio é para eles terem acesso à música. Alguns demonstram tanto interesse que até compram seu próprio violão. Outros gostam apenas de pegar os instrumentos e ouvir o som feito por eles”, explica.
De acordo com a Educadora, os alunos gostam do projeto e alguns já conseguem tocar alguns acordes. Em outros, a atividade está ajudando a elevar a autoestima e melhorar a concentração durante as aulas. “Não são só elas que gostam da iniciativa. O conselho da escola tem aprovado o projeto por reconhecer o seu valor. Alguns professores e outros funcionários, em momentos livres, sempre vão dar uma espiada e dizem querer aprender”, comemora Rosemeire.
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