Notícias

Projeto “Aula Pública” da EMEF Duque de Caxias leva estudantes ao Largo do Paissandú

Iniciativa promove debate sobre questões relativas às ocupações de moradias no Centro de São Paulo

Publicado em: 10/07/2018 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

aula_publica_EMEF_duque_740_x_430.jpg

Com o tema “Largo do Paissandu, passando pelas ocupações do centro da cidade”, a aula pública “Moradia, ocupações e política habitacional” aconteceu no Largo do Paissandu no dia 26 de junho com os estudantes dos 8ºs e 9ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga.

A ideia surgiu a pedido dos alunos durante as aulas teóricas, em sala de aula, do professor de geografia Paulo Magalhães. A vontade dos alunos levou o professor Paulo a discutir questões relativas aos problemas de moradias insalubres no Bairro do Glicério, assim como à queda do prédio Wilton Paes de Almeida, ocorrida no dia 1º de maio deste ano, que se localizava no Largo do Paissandu.

Ele comentou que houve toda uma contextualização sobre o prédio. “Contamos um pouco da sua história até chegar à sua triste situação de abandono nos anos seguintes e à sua ocupação pelos movimentos de moradia”, observou o professor.

Além do professor Paulo, as professoras Joyce Santos, Fabiana Castro e Viviane Rocha e o professor Reginaldo Viana, dos 4ºs e 5ºs anos, colaboraram com a realização da aula, que também contou com a presença da professora de artes, Fernanda Hengler, e do professor de inglês, Nilson Yassuo.

“Durante o trajeto a pé aproveitamos para conhecer o prédio da Prefeitura de São Paulo e o Prédio do Shopping Light, onde narramos um pouco de suas histórias. Hoje, nossos alunos se apropriaram da Aula Pública, ocupando o espaço e respeitando-o”, relata Paulo Magalhães.

Confira as fotos da aula aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 8 9 10 11 12 1.533