Notícias
Projeto AEL na EMEF Humberto de Campos promove oficina e contação de história
Atividade cultural permitiu que alunos confeccionassem e aprendessem mais sobre a boneca de pano Abayomi
Publicado em: 08/08/2017 15h33 | Atualizado em: 30/11/2020Na segunda, 13 de março, a Academia Estudantil de Letras (AEL) João Cabral de Melo Neto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Humberto de Campos, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, realizou uma atividade cultural para os alunos dos 5ºs e 6ºs anos.
A atividade foi ministrada pela atriz e ativista Wanessa Sabath. Ela realizou uma contação de história e uma oficina para a confecção da boneca Abayomi. A atividade foi realizada com o objetivo de promover a representatividade afrodescendente entre os alunos, assim como valorizar as raízes brasileiras.
Wanessa explicou que a história começa abordando a árvore milenar Baobá, que havia testemunhado a escravização do seu povo na África. Ela termina com o nascimento da primeira boneca de pano do mundo, a Abayomi, que resistiu como amuleto entre as crianças africanas durante e depois da escravidão. “Hoje, a Abayomi é referência da nossa história, o melhor presente que podemos oferecer como identidade dos nossos antepassados nos dias atuais”, disse Wanessa.
Houve grande participação dos alunos, que consideraram o projeto muito importante. “Eu gostei de produzir a boneca Abayomi. Foi muito legal a atividade de hoje, porque mostrou como os negros foram resistentes e fortes por todo esse caminho que passaram. Ainda hoje sofrem muito preconceito, mas estão lutando para encerrar isso”, declarou Daniel de Amorim, do 6º ano.
A professora Renata Aparecida Silva Fico também afirmou que os trabalhos com temas sobre as questões afro-brasileiras dentro da escola são importantes para os alunos se sentirem representados, para diminuir a discriminação étnica e incentivar e estimular o respeito entre eles. “O fato de eles fazerem isso, de colocarem o olhar deles e usarem as mãos, desenvolve várias habilidades, desde a motora e a cognitiva até a criativa, além de incentivar a solidariedade, porque se um aluno não está conseguindo, o outro vai tentar fazer e ajudar. A atividade dialoga também diretamente com a literatura, porque é uma história antiga da tradição oral. Então, eles aprendem que a história não é só aquela que está no livro, mas que também existe a história passada de geração a geração”, explicou Renata.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Podcast “Adolescências em Pauta” discute saúde da população negra com foco na juventude
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho promove Show de Talentos
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Segunda Festa Literária do CEI Ass. Social Vicentina Velasco celebra os “Encantos de Cordel” com presença de autores infantis e Sarau
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Bom de Prova
Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
CEU e COCEU
Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo
Relacionadas

Podcast “Adolescências em Pauta” discute saúde da população negra com foco na juventude
Publicado em: 13/10/2025 6h37 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Irineu Marinho promove Show de Talentos
Publicado em: 13/10/2025 6h06 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Segunda Festa Literária do CEI Ass. Social Vicentina Velasco celebra os “Encantos de Cordel” com presença de autores infantis e Sarau
Publicado em: 13/10/2025 6h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro
Publicado em: 13/10/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
Publicado em: 10/10/2025 6h28 - em Bom de Prova