Notícias
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal é destaque na Digital Learning Week 2025 da UNESCO
Programa pioneiro de educomunicação de São Paulo ganha visibilidade internacional ao apresentar práticas de protagonismo estudantil e combate à desinformação
Publicado em: 11/09/2025 9h00 | Atualizado em: 12/09/2025
A Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME) segue liderando debates internacionais e foi destaque na Digital Learning Week 2025, promovido pela UNESCO em Paris. O evento aconteceu entre 2 e 5 de setembro e reuniu educadores, pesquisadores e gestores de todo o mundo para discutir um tema que está transformando a educação com a relação da Inteligência Artificial e os dilemas e novos caminhos.
Representando a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, o professor e coordenador do Imprensa Jovem, Carlos Alberto Mendes de Lima, levou para a cena internacional a experiência de mais de 20 anos do programa, que hoje é referência em Educomunicação e alfabetização midiática.
Em uma palestra ele apresentou para líderes de todo o mundo como os estudantes da rede municipal se tornam protagonistas ao produzir notícias, entrevistas e reportagens que dão voz às suas comunidades. A apresentação foi destaque pela forma como conecta a prática da comunicação à educação e mostra o papel dos jovens no combate à desinformação.
A missão também foi marcada pela participação em oficinas e debates sobre Inteligência Artificial (IA) na Educação, incluindo como diferentes países estão lidando com os desafios e oportunidades da IA em sala de aula — desde questões éticas até a inclusão digital. De acordo com Carlos Lima, a presença do evento amplia a visibilidade internacional da Rede Municipal de São Paulo e traz novos aprendizados para enriquecer o trabalho nas escolas.
A experiência mostrou que a Inteligência Artificial pode ser uma grande parceira da Educomunicação. Integrada ao Imprensa Jovem, ela pode apoiar desde a criação de pautas e roteiros até a edição de conteúdo multimídia, sempre com um olhar crítico e ético. O objetivo não é substituir o trabalho dos estudantes, mas potencializar sua autonomia e criatividade, tornando-os comunicadores ainda mais preparados para interpretar, produzir e transformar realidades.
“O Digital Learning Week 2025 deixou claro: o futuro da educação passa pela tecnologia, mas principalmente pelo apoio a difusão da expressão comunicativa dos estudantes pela e com a comunicação. E é exatamente isso que o Imprensa Jovem vem fazendo há duas décadas”, enfatizou Carlos Lima.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Feira de Ciências promove protagonismo estudantil e integração com as famílias na EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios
Secretaria Municipal de Educação
SME informa funcionamento das escolas, CEUs e serviços no fim do ano
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado SME - Atribuição
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Relacionadas
Programa Mais Educação São Paulo
Publicado em: 12/01/2015 3h59 - em Educadores
Vagas remanescentes dos cursos de Licenciatura e Engenharia – UNIVESP/UAB
Publicado em: 05/01/2015 12h20 - em CEU e COCEU
Inscrições abertas para a função de Secretário Acadêmico/UAB
Publicado em: 14/11/2014 12h24 - em CEU e COCEU
Coordenadores de polos da UAB participam de congresso na UFOP
Publicado em: 12/11/2014 1h37 - em CEU e COCEU
Seleção de Tutores Presenciais – Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio
Publicado em: 05/11/2014 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação