Notícias

Professores Orientadores de Sala de Leitura participam de Formação Inicial

Evento reuniu POSLs ingressantes para discutir a mediação de leitura, a literatura e a organização do trabalho

Publicado em: 28/05/2018 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_sala_leitura_formacao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de Currículo-Sala e Espaço de Leitura (NTC-SAEL), realizou o evento de Formação inicial para Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) ingressantes, nos dias 21 e 22 de maio de 2018. A iniciativa reuniu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação cerca de 180 POSLs que ingressaram na função a partir de março de 2017.

A formação buscou esclarecer as atribuições da função e as especificidades na composição de jornada a partir da legislação e das propostas curriculares vigentes, além de possibilitar aos POSLs iniciantes uma fundamentação teórica básica, a articulação com o Currículo da Cidade e a apresentação de relatos de práticas bem sucedidas de professores que já desenvolvem trabalhos nas salas de leitura e o contato com escritores.

Com oito horas de duração divididas em dois dias, o evento contou com a participação de palestrantes convidados. Celinha Nascimento, que já atuou como formadora da Sala e Espaço de Leitura, conversou com os professores sobre a função humanizadora da literatura e o papel fundamental do POSL como mediador de leitura. A escritora e ilustradora Patrícia Auerbach apontou aspectos importantes a serem considerados no trabalho com a leitura de livros ilustrados e livros de imagens. A escritora Heloísa Pires Lima refletiu sobre as potencialidades da literatura na discussão das questões étnico-raciais. Beth Cardoso, professora universitária na área de Literatura e Crítica Literária e autora de livros infanto-juvenis, abordou a literatura como direito humano e o trabalho com o livro literário na escola. O premiado escritor Cristino Wapichana fez um relato de seu processo criativo e as relações com suas raízes indígenas.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino (RME). A apresentação cultural ficou a cargo da POSL Cassilene Pomin (DRE Capela do Socorro), que realizou a contação da história da vida de Frida Kahlo. Silvânia Francisca de Jesus (DRE Pirituba/Jaraguá) sintetizou os resultados de sua dissertação de mestrado, que teve como tema a formação de POSLs e as literaturas afro-brasileira e indígena. Já Carlos Barros (DRE São Miguel Paulista) relatou sua trajetória como escritor e indicou aspectos significativos da sua atuação como POSL.

A articulação da Sala e Espaço de Leitura com o Currículo da Cidade foi destacada nas falas de Adriana Carvalho e Cláudia Abrahão, do Núcleo Técnico de Currículo. Nágila Polido e Maria Selma Maia, do Núcleo Sala e Espaço de Leitura, discutiram as especificidades da organização do trabalho dos POSLs a partir do histórico do Programa e da legislação vigente, apresentada no livreto com informações básicas entregue aos ingressantes. Maria Sueli Gonçalves (Suelizinha) e Samir Mustapha, da Academia Estudantil de Letras (AEL), também trouxeram informações importantes sobre o projet AEL, que tem como tema a literatura.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Pmlllb

PMLLLB realiza III Seminário sobre Leitura e Políticas Públicas

Publicado em: 22/12/2023 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com desenho de um globo terrestre

Dezembro Migrante: Construindo Propostas de Combate à Xenofobia

Publicado em: 22/12/2023 4h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Conjunto de livros Labedu sobre uma mesa
Uma criança sorri em um brinquedo e madeira, ao fundo um letreito colorido escrito
Imagem mostra professora sentada contando uma história para um grupo de 12 crianças que estão sentadas observando atentamente a história que está sendo contada

SME convoca mais candidatos do concurso de Professor de Educação Infantil

Publicado em: 21/12/2023 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 65 66 67 68 69 1.479