Notícias
Professora ensina crianças interpretando personagens que marcaram a história
A cantora e atriz Carmen Miranda foi a personagem escolhida para dialogar com os alunos
Publicado em: 29/08/2017 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020O projeto, intitulado Reavivando Carmen Miranda: a pequena notável para além da sala de aula, nasceu na época do carnaval pela busca da professora em trabalhar com um tema que representasse a manifestação da cultura popular brasileira e pudesse quebrar os estereótipos que as crianças já traziam para dentro da sala de aula. “Dentre os diversos carnavais que existem no Brasil, acreditei que trabalhar com a figura da Carmen Miranda seria uma forma significativa de abordar o assunto com as crianças”, observa Carolina.
O projeto tinha a previsão de ser trabalhado apenas no período do carnaval, porém acabou se estendendo por conta do interesse e participação dos alunos. “Eles cantavam as músicas de Carmen diariamente. O momento decisivo para que o projeto continuasse foi quando alguns pais vieram me relatar que as crianças estavam querendo saber mais sobre a vida de Carmen e pediam para procurar na internet. Ao me vestir, percebi que as crianças ficavam intrigadas e, ao mesmo tempo, encantadas”, diz a professora.
A escola e a comunidade atuaram como parceiros colaboradores do projeto, desde a interação com a turma, enquanto a professora se ausentava para se preparar com a personagem, até o processo de maquiagem e customização das roupas feitas pelas mães dos alunos.
De acordo com a fala da diretora da escola, Márcia Ferreira, na exibição da matéria em vídeo feita sobre o projeto, esse trabalho cria uma memória que a criança nunca mais vai esquecer. “Se um dia ela tiver uma referência e ouvir falar sobre a Carmen Miranda, dificilmente ela não terá a imagem da professora vestida, da música, da dança, de quem foi ela e o que ela fez”, comenta Márcia.
Em 2015, a professora havia se vestido de Frida Kahlo e já pensava em trazer para os alunos outras mulheres que influenciaram a história. “Percebi que trazer figuras femininas levanta questionamentos importantes com as crianças. No próximo projeto que estou realizando, vou trazer a figura de mais uma mulher que rompeu paradigmas. Neste novo projeto, estamos fazendo uma conexão entre a escola e o Fablab livre São Paulo e trabalhando o entorno da escola, que está próximo à Praça Ayrton Senna. Temos discutido sobre meios de transporte, educação para o trânsito e como podemos ressignificar a pista de carrinhos desativada dentro da escola”, revela Carolina.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Centros Educacionais Unificados da capital têm “Escolinha Paralímpica” em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Diretoria Regional de Educação Butantã
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Crianças vivem ações educativas no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Relacionadas

CEU Jaçanã – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 16/10/2015 3h58 - em CEU e COCEU

CEU Butantã – Programação de setembro 2015
Publicado em: 16/10/2015 3h55 - em CEU e COCEU

CEU Paz – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 16/10/2015 3h45 - em CEU e COCEU

CEU Inácio Monteiro – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 16/10/2015 3h39 - em CEU e COCEU

SME promove o curso sobre Comunicação Alternativa no Contexto Escolar
Publicado em: 16/10/2015 2h44 - em Educação Especial