Notícias

Professora da DRE Capela lança livro sobre o uso do xadrez na escola

Luciana Martins trabalha na Rede Municipal de Educação há 28 anos e desde 2000 ensina o jogo para seus alunos

Publicado em: 18/04/2017 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020
xadrez_livro_740x430.jpg

A Professora Luciana Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, acaba de publicar o livro Xadrez: suas possibilidades pedagógicas e contribuições no ensino-aprendizagem por meio de atividades lúdicas. A educadora leciona a disciplina de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra.

Há 28 anos no magistério e 23 anos na Rede Municipal de Ensino, Luciana iniciou como Professora Alfabetizadora no Ensino Fundamental I. Em 2000, começou a ministrar a disciplina de Educação Física. Foi nessa época também que deu início ao seu trabalho de xadrez com os alunos. “Meu foco é ensinar o jogo para a criança usando músicas, poesias e exercícios”, explica.

Na EMEF CEU Cidade Dutra, Luciana, além de dar aulas regulares, coordena o projeto Xadrez. Segundo a educadora, o jogo de tabuleiro ajuda a desenvolver e melhorar a disciplina, concentração e espírito de “fair play” dos estudantes. Antes da Unidade atual, a Professora já dava esse mesmo projeto na EMEF Florestan Fernandes, também da DRE Capela do Socorro.

Atualmente, o projeto conta com a participação de alunos dos 1º e 2º anos. Já nas aulas de Educação Física, Luciana trabalha com adolescentes do 7º, 8º e 9º anos. Segundo ela, o jogo está contribuindo para a mudança comportamental dos alunos e isso gera ganhos no processo de ensino/ aprendizagem. “Muitos falam até que estão ensinando o jogo para os pais. É um trabalho apaixonante para mim”, conta a Professora.

Ela explica que a ideia de escrever o livro surgiu na pós-graduação de Metodologias e Práticas Educacionais, cursada por ela recentemente. “Meu lado alfabetizadora fala alto nas minhas práticas educacionais, mesmo na Educação Física, que não encaro apenas como jogar um esporte. Ela possibilita uma infinita gama de oportunidades”, opina.

Ao todo, o processo de produção do livro durou 4 meses e Luciana se diz realizada por ver ele publicado. “Ensinar xadrez para crianças sempre foi um prazer. Ver elas, que às vezes ainda estão aprendendo a ler, seguirem regras e criarem estratégias, é impagável. Também é importante para desmistificar o xadrez como esporte de elite ou de poucos. Ele tem, sem dúvida, muito valor cognitivo e comportamental”, exalta.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
«1 2 3 1.644