Prefeitura sanciona lei para ampliação de oferta de cursos de idiomas gratuitos para estudantes da rede pública

Publicado em: 17/05/2024 15h55 | Atualizado em: 17/05/2024
Curso Celp CEU Quinta do Sol

Nesta quinta-feira (16), o prefeito em exercício, Atílio Francisco, assinou a aprovação do Projeto de Lei (PL 01-00103/2024), que visa ampliar a oferta de cursos gratuitos de idiomas para a população da capital paulista. A assinatura ocorreu na Prefeitura de São Paulo, com a presença de algumas autoridades. A decisão foi ratificada em segundo turno de votação definitiva ontem (15), na Câmara Municipal de São Paulo.

Os cursos, que antes eram oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas Paulistano (CELPs) aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME), passarão a ser ofertados aos educandos das redes públicas da capital e munícipes, com prioridade para atendimento dos matriculados nas redes públicas de ensino.

Os cursos oferecidos continuarão nos níveis básico, intermediário e avançado. A oferta será de acordo com a demanda e recursos disponíveis na Rede.

Hoje, a RME conta com 41 polos do CELP localizados em Centros Educacionais Unificados (CEUs), oferecendo cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês de forma totalmente gratuita. Ao final de cada módulo, os estudantes recebem certificado de conclusão.

Para o atendimento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) poderá celebrar parcerias, colaborações ou acordos de cooperação dedicados ao ensino de idiomas e à divulgação de culturas de diversas nacionalidades.