Prefeitura oferece recuperação das aprendizagens durante as férias

CEUs são polos das atividades de reforço pedagógico, inscrição foi voluntária

Publicado em: 18/01/2021 10h53 | Atualizado em: 22/01/2021
fachada do prédio de um centro educacional unificado ceu

A Secretaria Municipal de Educação inicia o ano de 2021 com 11,3 mil estudantes fazendo recuperação das aprendizagens do último ano letivo, que teve as aulas presenciais suspensas por causa da pandemia de Covid-19. Ao todo são 46 unidades em todas as regiões da cidade abertas para receber os interessados. As aulas iniciaram no dia 11 de janeiro e encerram dia 29, uma semana antes do início do ano letivo, marcado para 4 de fevereiro.

São quatro aulas diárias seguindo as diretrizes do Protocolo de Volta às Aulas, ministradas em dois períodos manhã (7h30 às 12h) e tarde (13h30 às 18h), com entradas escalonadas para evitar aglomeração e falta de distanciamento. Está assegurado o fornecimento de alimentação escolar aos estudantes que participarem das atividades, bem como o oferecimento de Transporte Escolar Gratuito (TEG) aos que estão inscritos em polos com distância superior a 2 quilômetros da residência.

As inscrições foram feitas pelas famílias de forma voluntária o mês de dezembro. Interessados nas vagas remanescentes, podem entrar em contato com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de sua região e verificar a disponibilidade. Para saber qual a DRE atende sua escola basta pesquisar no Escola Aberta. Os contatos das DREs estão no Portal da Educação, nesse link.

Avaliação
A SME realizou de forma on-line uma avaliação diagnóstica com alunos do ensino fundamental e médio no fim do ano letivo de 2020 com a intenção de traçar estratégias de recuperação durante 2021. Na volta das aulas presenciais uma avaliação mais abrangente será realizada com as crianças do 2° ao 9° ano. Após a análise dos resultados, será possível saber o nível dos estudantes e o quais conteúdos serão prioridade para cada etapa do ensino.