Notícias
Prefeitura de São Paulo inaugura Centro Educacional Unificado Vila Alpina
Área educacional será destinada a crianças de 0 a 5 anos de idade; equipamento é mais uma opção de lazer e cultura a moradores da região leste da cidade
Publicado em: 13/08/2020 9h44 | Atualizado em: 04/05/2021
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugura nesta quinta-feira (13), o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Alpina, localizado na região leste da capital. O investimento no equipamento foi de R$ 50 milhões e a população da região contará com amplo espaço destinado a educação, cultura e esporte.
A unidade conta com uma biblioteca e um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) para atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade. O CEMEI entrou em funcionamento no início do ano, mas as atividades foram interrompidas devido a situação de pandemia de Covid – 19 (Coronavírus) em São Paulo. Ao todo, são 508 novas vagas destinadas a primeira infância.
Além da parte educacional, o novo CEU possui ginásio com quadra coberta, 2 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol, 3 piscinas sendo: 1 recreativa para adulto, 1 recreativa para crianças e uma semiolímpica aquecida, pista de skate, pista de caminhada, entre outros.
São 12 mil m² de construção, divididos em térreo e 4 andares, num terreno de 66 mil m². O equipamento foi construído dentro das normas de acessibilidade aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e possui elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso.
O novo CEU está localizado na Avenida Francisco Falconi, 83 – Vila Prudente. As atividades somente terão início com autorização das autoridades médicas e sanitárias.
Novos Centros Educacionais Unificados
A Prefeitura de São Paulo retomou em 2018 as obras de 12 CEUs que estavam paralisadas. O investimento para conclusão dos espaços é de R$ 543 milhões, criando mais de 6 mil vagas para a Educação Infantil. A área educacional das novas unidades será destinada ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos.
CEUs
Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Relacionadas
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã