Notícias

Performance “Poderia Ser Eu” é apresentada aos professores e gestores da EMEF Constelação do Índio

Apresentação de alunos tem como objetivo tratar de racismo e suas diferentes vertentes

Publicado em: 25/09/2019 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020

poderiasereu2_740x430.jpg

No início de setembro, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Marina Melander Coutinho, apresentaram sua pesquisa do TCA (Trabalho Colaborativo Autoral) na EMEF Constelação do Índio. A pesquisa teve como objetivo final, demonstrar cenas do cotidiano que envolvem racismo cultural. Acompanhados da professora de Artes, Camila Nunes, orientadora da pesquisa intitulada “Apropriação cultural, o racismo e a escola”, o grupo participou da JEIF (Jornada Especial Integral de Formação) dos professores.

O convite partiu da professora de Artes da EMEF Constelação do Índio, Tatiana Novais, entendendo a importância, segundo suas palavras, “da articulação e intercâmbio entre escola, alunos e professores, para trazer como temática de debate assuntos presentes nas conversas dos jovens estudantes”. Para a viabilização do encontro houve também o empenho da equipe gestora.

Após a apresentação de “Poderia ser eu”, houve um bate-papo dos estudantes com os professores, no qual puderam falar do andamento do trabalho e no caso dos professores foi oportunizado contarem a sua história como estudante e docente, narrando vivências relacionadas ao racismo no espaço escolar.

O percurso da pesquisa se deu, até o momento, com o entendimento do conceito de apropriação cultural, quais as suas relações com o racismo, qual a definição de racismo estrutural e o que a escola tem a dizer sobre este assunto. Por fim, o grupo apresentará possibilidades de planos de aula para abordar o assunto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Introdução à Astronomia para o Ensino Fundamental

Publicado em: 23/05/2016 3h01 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação

Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 20 de maio

Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU

Planejamento e Documentação Pedagógica

Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza

Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza

Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.209 1.210 1.211 1.212 1.213 1.441