Notícias
Leitura e Encantamento na Educação Infantil
Projeto realizado na EMEI Aviador Edu Chaves estimula a leitura entre as crianças
Publicado em: 01/06/2017 16h25 | Atualizado em: 30/11/2020Durante o ano de 2016, a professora Kátia Regina Souza da Silva realizou o projeto “Leitura e Encantamento na Educação Infantil” na EMEI Aviador Edu Chaves.
“O projeto, vinculado à Portaria nº 5792/09 de Dezembro de 2009, que define normas e procedimentos na implementação do ‘Programa Nas Ondas do Rádio’, visa atender às expectativas da busca do prazer na leitura pelas crianças na fase da Educação Infantil por meio de diversos meios de comunicação, oral e escrita, incluindo uso regular dos meios midiáticos”, diz Kátia.
Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, como a “Contação de Histórias”, que utilizou diversos materiais, como fantoches, bonecos, fantasias e recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis, como vídeo, áudio e projeções; a “Leitura de histórias”, onde a professora fez a leitura de variadas publicações de literatura infantil; a “Tenda Encantada”, momento destinado para a criança dramatizar, com fantasias, o que ouviu na história, em forma de atividade lúdica complementar; o “Baú de Histórias”, onde os pequenos davam sequência à história contada pela professora por meio de personagens retirados de um baú; e o “Tapete Mágico”, que explorou outros espaços da escola, além da sala de aula, para o trabalho com histórias de contos de fadas e encantamento.
O encerramento do projeto foi realizado com a apresentação do livro “Uma Bolha no Museu”, escrito pela professora Kátia. A atividade promoveu a realização de representações artísticas da história abordada com a utilização de tinta guache. Ao final, foram apresentados painéis com fotografias como registro e feedback para as crianças e como uma forma de avaliação do projeto.
“Toda equipe escolar contribuiu para o sucesso desse trabalho, que contou com o apoio e incentivo de toda a equipe gestora, formada por Patrícia Titton Garcia, Vânia Augusto de Oliveira e Cristina Cecília de Lima Silva”, finaliza Kátia.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Secretaria Municipal de Educação
SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Relacionadas

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Seminários “Juntos pela Aprendizagem” iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Publicado em: 14/07/2025 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Publicado em: 14/07/2025 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários
Publicado em: 14/07/2025 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação