Notícias

Leitura e Encantamento na Educação Infantil

Projeto realizado na EMEI Aviador Edu Chaves estimula a leitura entre as crianças

Publicado em: 01/06/2017 16h25 | Atualizado em: 30/11/2020

leitura_encantamento_740_x_430.jpg

Durante o ano de 2016, a professora Kátia Regina Souza da Silva realizou o projeto “Leitura e Encantamento na Educação Infantil” na EMEI Aviador Edu Chaves.

“O projeto, vinculado à Portaria nº 5792/09 de Dezembro de 2009, que define normas e procedimentos na implementação do ‘Programa Nas Ondas do Rádio’, visa atender às expectativas da busca do prazer na leitura pelas crianças na fase da Educação Infantil por meio de diversos meios de comunicação, oral e escrita, incluindo uso regular dos meios midiáticos”, diz Kátia.

Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, como a “Contação de Histórias”, que utilizou diversos materiais, como fantoches, bonecos, fantasias e recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis, como vídeo, áudio e projeções; a “Leitura de histórias”, onde a professora fez a leitura de variadas publicações de literatura infantil; a “Tenda Encantada”, momento destinado para a criança dramatizar, com fantasias, o que ouviu na história, em forma de atividade lúdica complementar; o “Baú de Histórias”, onde os pequenos davam sequência à história contada pela professora por meio de personagens retirados de um baú; e o “Tapete Mágico”, que explorou outros espaços da escola, além da sala de aula, para o trabalho com histórias de contos de fadas e encantamento.

O encerramento do projeto foi realizado com a apresentação do livro “Uma Bolha no Museu”, escrito pela professora Kátia. A atividade promoveu a realização de representações artísticas da história abordada com a utilização de tinta guache. Ao final, foram apresentados painéis com fotografias como registro e feedback para as crianças e como uma forma de avaliação do projeto.

“Toda equipe escolar contribuiu para o sucesso desse trabalho, que contou com o apoio e incentivo de toda a equipe gestora, formada por Patrícia Titton Garcia, Vânia Augusto de Oliveira e Cristina Cecília de Lima Silva”, finaliza Kátia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212