Leitura e Encantamento na Educação Infantil

Projeto realizado na EMEI Aviador Edu Chaves estimula a leitura entre as crianças

Publicado em: 01/06/2017 16h25 | Atualizado em: 30/11/2020

leitura_encantamento_740_x_430.jpg

Durante o ano de 2016, a professora Kátia Regina Souza da Silva realizou o projeto “Leitura e Encantamento na Educação Infantil” na EMEI Aviador Edu Chaves.

“O projeto, vinculado à Portaria nº 5792/09 de Dezembro de 2009, que define normas e procedimentos na implementação do ‘Programa Nas Ondas do Rádio’, visa atender às expectativas da busca do prazer na leitura pelas crianças na fase da Educação Infantil por meio de diversos meios de comunicação, oral e escrita, incluindo uso regular dos meios midiáticos”, diz Kátia.

Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, como a “Contação de Histórias”, que utilizou diversos materiais, como fantoches, bonecos, fantasias e recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis, como vídeo, áudio e projeções; a “Leitura de histórias”, onde a professora fez a leitura de variadas publicações de literatura infantil; a “Tenda Encantada”, momento destinado para a criança dramatizar, com fantasias, o que ouviu na história, em forma de atividade lúdica complementar; o “Baú de Histórias”, onde os pequenos davam sequência à história contada pela professora por meio de personagens retirados de um baú; e o “Tapete Mágico”, que explorou outros espaços da escola, além da sala de aula, para o trabalho com histórias de contos de fadas e encantamento.

O encerramento do projeto foi realizado com a apresentação do livro “Uma Bolha no Museu”, escrito pela professora Kátia. A atividade promoveu a realização de representações artísticas da história abordada com a utilização de tinta guache. Ao final, foram apresentados painéis com fotografias como registro e feedback para as crianças e como uma forma de avaliação do projeto.

“Toda equipe escolar contribuiu para o sucesso desse trabalho, que contou com o apoio e incentivo de toda a equipe gestora, formada por Patrícia Titton Garcia, Vânia Augusto de Oliveira e Cristina Cecília de Lima Silva”, finaliza Kátia.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs