Notícias
Percepções da paisagem: transformações geográficas
Mudanças e permanências no bairro
Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.
O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.
“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.
Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste
Secretaria Municipal de Educação
CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Seminário Juntos pela Aprendizagem “Práticas e Possibilidades de atuação do Quadro de Apoio”
Relacionadas
CEDH da Cidade de São Paulo: territórios, educação e cidadania
Publicado em: 02/05/2016 3h11 - em CEDH
Seminário de abertura das Olimpíadas Estudantis e Interceus
Publicado em: 02/05/2016 2h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Plateia SME – edição de 2 de maio
Publicado em: 02/05/2016 2h20 - em CEU e COCEU
Culturas Indígenas através da música: Explorando Caminhos Interdisciplinares
Publicado em: 02/05/2016 12h56 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Intérpretes e Guias Intérpretes de Libras/ Língua Portuguesa
Publicado em: 02/05/2016 11h20 - em Educação Especial