Notícias
Oficina de robótica e cultura maker na EMEF Almirante Sylvio Heck
Projeto trabalhou o protagonismo dos estudantes aliado ao uso da tecnologia, ciência e matemática
Publicado em: 16/07/2018 17h43 | Atualizado em: 30/11/2020Os estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Santo Amaro, realizaram nos dias 2 e 4 de julho a primeira oficina de robótica e cultura maker.
Os participantes das aulas de robótica, dos 2º aos 9º anos, trabalharam com circuitos digitais e manuais e aplicativos de linguagem de programação Scratch e Pivot de março até junho. Então, conforme a cultura maker (“faça você mesmo”), os estudantes desenvolveram pebolins e futebol de mesa a partir de pesquisas, rascunhos digitais e testes com protótipos.
Utilizando apenas materiais de sucata, o trabalho desenvolvido com a supervisão e orientação dos educadores Aline de Matos, Daniela Viana, Elaine Silveira e Raul Oliveira, também teve adaptação para os alunos dos 2º anos. “É possível trabalhar elementos mais complexos com as crianças menores, mas para isso foi essencial a adaptação”, complementa a professora Daniela Viana.
Segundo a professora Aline Matos, após iniciar o uso do aplicativo Scratch, em 2015, surgiu a ideia de colocar em prática as atividades. Assim, ela resolveu unir o movimento cultural e esportivo proporcionado pela Copa do Mundo com a tecnologia.
A atividade foi toda construída com base em conceitos matemáticos e no uso da leitura matemática. Durante a finalização do projeto, surgiram novos desafios, como o de deslizar, sobre o campo de futebol de papelão, as peças que seriam controladas por meio da atração de imãs. Então, foram iniciadas novas pesquisas, agora envolvendo a ciência, para descobrir quais seriam os melhores materiais.
“Nós aprendemos juntos, foram descobertas tanto para os alunos quanto para nós, professores”, explica a professora Aline Matos.
Para a apresentação dos materiais elaborados, foi realizado seminário sobre o funcionamento das mesas de futebol magnético e do pebolim, além do compartilhamento de experiências dos estudantes sobre a parte prática. “Com a robótica, aprendi a mexer no Google e usar o Scratch. Se algum dia eu precisar usar o computador na minha profissão, posso dizer que aprendi a utilizá-lo a partir das aulas de robótica” conta o estudante Maicon de Oliveira, do 9º ano.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Secretaria Municipal de Educação
Aproveite a oportunidade: estão abertas as inscrições para a Nova EJA e EJA Profissionalizante nos polos dos CEUs
Relacionadas

Marcos Ferreira da Fonseca
Publicado em: 06/06/2016 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa
Publicado em: 06/06/2016 5h11 - em Ensino Fundamental e Médio

CEU Vila Atlântica recebe 14ª sala do Circuito SPCine
Publicado em: 06/06/2016 4h56 - em CEU e COCEU

Especialização Gestão em Saúde – UniCEU/FIOCRUZ
Publicado em: 06/06/2016 3h35 - em CEU e COCEU

Alceu Valença faz turnê nos CEUs da capital
Publicado em: 06/06/2016 9h09 - em CEU e COCEU