Notícias
Núcleo promove acolhimento profissionais da EJA
NAAPA desenvolve projeto de acolhimento emocional para educadores que trabalham com jovens e adultos.
Publicado em: 26/01/2021 18h58 | Atualizado em: 09/09/2022 O cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas.
O cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas. 
Os indivíduos se deparam com a necessidade de reestruturar papéis e funções, mudar a rotina, lidar com o que não está mais presente, encontrando um limite e a sensação de desamparo. Sendo assim se faz necessário, um lugar de diálogo com intenção de viabilizar estratégias comportamentais para que os professores sejam capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade.
O projeto desenvolvido pela psicóloga d NAAPA, Aline, ofereceu um espaço de escuta afetiva e estimulou a auto escuta para que o professor se fortalecesse emocionalmente sendo assim possível acreditar no seu potencial de acolhimento.
Por meio da mediação em grupo, possibilitou investigação de si mesmo utilizando questionamentos e assim conceituando e contextualizando sentimentos latentes que possivelmente ocasionam períodos de ansiedade.
As ações aconteceram com atividades via aplicativo TEAMS realizada pela equipe NAAPA com mediação da psicóloga e orientação/supervisão da coordenação, por meio do uso de conceituação, realizar identificação dos sentimentos, impulsionando reconhecimento das emoções favorecendo assim a elaboração e ressignificação da atual experiência vivida.
Acolher, reconhecer e legitimar as experiências e sentimentos explanados, para que seja efetivamente praticado um diálogo empático. Expressar os sentimentos evocados pela perda é a via de elaboração, esse trabalho psicológico pode ser, inclusive, preventivo, evitando um processo patológico, promovendo assim a saúde mental.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
 
			
			SME disponibiliza cortesias para nove peças pelo Plateia SME
Publicado em: 04/03/2016 11h01 - em CEU e COCEU
 
			
			Plateia SME – cortesias para Marlei Cevada num show nadaaverrr
Publicado em: 04/03/2016 11h01 - em CEU e COCEU
 
			
			Plateia SME – Morte acidental de um anarquista
Publicado em: 04/03/2016 11h00 - em CEU e COCEU
 
			
			Plateia SME – Tudo no seu tempo, As Benevolentes, Uma Luz cor de Luar e mais
Publicado em: 04/03/2016 10h59 - em CEU e COCEU
 
			
			Plateia SME – edição de 2 de março
Publicado em: 04/03/2016 10h59 - em CEU e COCEU
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                            