CEU Água Azul revela campeões em competição internacional de caratê

Jovens da zona lesta da capital conquistam medalhas no Campeonato Mundial Aberto de Artes Marciais Oficial de Assam, no Paraguai.

Publicado em: 12/05/2016 18h13 | Atualizado em: 30/11/2020

karate_agua_azul_740_x_430.jpg

Três jovens do Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, situado em Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste da capital paulista, conquistaram medalhas no Campeonato Mundial Aberto de Artes Marciais Oficial de Asam, realizado no último mês de março, em Assunção, no Paraguai. Os garotos são treinados pelo sensei (professor de karatê), José Carlos Vilela, o Zezinho, dentro do projeto de aulas gratuitas de caratê oferecidas no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul.

Os jovens competiram com mais de 300 atletas de nacionalidades diferentes na capital paraguaia. Walisson Correia Novaes, de 16 anos, sagrou-se campeão mundial de caratê na categoria 15 e 16 anos. Bruno Martins, de 14 anos, venceu o mundial na categoria entre 14 e 15 anos. O carateca Kaique Vilela, 17 anos, conquistou o segundo lugar no mundo entre os atletas com até 17 anos.

Walisson conta que antes de iniciar no caratê jogava futebol nas ruas e muitos amigos entraram para a criminalidade, enquanto ele virou campeão mundial. “Semana passada, fiquei sabendo de um amigo dessa época que foi preso. O Karatê mudou minha vida tanto na saúde física quanto mental e ganhar esse título não só deixa feliz, mas também vai fazer com que outros da Cidade Tiradentes queiram aprender”, afirmou.

“Ganhar a medalha é o reconhecimento desse trabalho. O esporte liberta e pode livrar muitas pessoas das drogas”, disse Kaique, que é filho do sensei Zezinho e também mora na região.

O menor entre os campeões, Bruno, diz que a relação com sua família mudou após as aulas de caratê no CEU. “Mudei em casa e na escola, porque era muito respondão e não tinha disciplina. Ganhar a medalha é um reconhecimento do esforço, mas o esporte mudou minha vida”, afirmou o jovem de 14 anos.

Zezinho desenvolve o projeto com jovens da região há oito anos e há 19 anos ensina a arte marcial. “As mães me procuram diariamente, não porque querem o filho ganhando medalhas, mas porque querem um futuro”, disse.

“Mais do que formar campeões, o principal objetivo do projeto é formar crianças e adolescentes como verdadeiros cidadãos. Além de ser saúde, o caratê é crescimento espiritual, auto controle, disciplina e educação. Ganhar, é claro, é muito bom e mostra que nosso trabalho está no melhor caminho”. afirmou o sensei Zezinho.

As aulas no CEU Água Azul se somam a ações como do Programa Temático de Artes Marciais da Prefeitura, que desde 2013, beneficiou mais de 15 mil alunos com aulas de dez modalidades de artes marciais, oferecidas em 45 espaços como centros esportivos e CEUs.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação