Notícias

Núcleo promove acolhimento profissionais da EJA

NAAPA desenvolve projeto de acolhimento emocional para educadores que trabalham com jovens e adultos.

Publicado em: 26/01/2021 18h58 | Atualizado em: 09/09/2022

foto de print de tela Reunião EJAO cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas. 

 Os indivíduos se deparam com a necessidade de reestruturar papéis e funções, mudar a rotina, lidar com o que não está mais presente, encontrando um limite e a sensação de desamparo. Sendo assim se faz necessário, um lugar de diálogo com intenção de viabilizar estratégias comportamentais para que os professores sejam capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade. 

 O projeto desenvolvido pela psicóloga d NAAPA, Aline, ofereceu um espaço de escuta afetiva e estimulou a auto escuta para que o professor se fortalecesse emocionalmente sendo assim possível acreditar no seu potencial de acolhimento. 

 Por meio da mediação em grupo, possibilitou investigação de si mesmo utilizando questionamentos e assim conceituando e contextualizando sentimentos latentes que possivelmente ocasionam períodos de ansiedade. 

 As ações aconteceram com atividades via aplicativo TEAMS realizada pela equipe NAAPA com mediação da psicóloga e orientação/supervisão da coordenação, por meio do uso de conceituação, realizar identificação dos sentimentos, impulsionando reconhecimento das emoções favorecendo assim a elaboração e ressignificação da atual experiência vivida. 

 Acolher, reconhecer e legitimar as experiências e sentimentos explanados, para que seja efetivamente praticado um diálogo empático. Expressar os sentimentos evocados pela perda é a via de elaboração, esse trabalho psicológico pode ser, inclusive, preventivo, evitando um processo patológico, promovendo assim a saúde mental. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CEU Parque Bristol - Programação de outubro de 2015

CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015

Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU

Sessão CineMinha nos CEUs

Sessão CineMinha nos CEUs

Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande

Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos
Estratégias Pedagógicas Inclusivas - deficiência visual

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual

Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial

1 1.468 1.469 1.470 1.471 1.472 1.479