Notícias

Núcleo promove acolhimento profissionais da EJA

NAAPA desenvolve projeto de acolhimento emocional para educadores que trabalham com jovens e adultos.

Publicado em: 26/01/2021 18h58 | Atualizado em: 09/09/2022

foto de print de tela Reunião EJAO cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas. 

 Os indivíduos se deparam com a necessidade de reestruturar papéis e funções, mudar a rotina, lidar com o que não está mais presente, encontrando um limite e a sensação de desamparo. Sendo assim se faz necessário, um lugar de diálogo com intenção de viabilizar estratégias comportamentais para que os professores sejam capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade. 

 O projeto desenvolvido pela psicóloga d NAAPA, Aline, ofereceu um espaço de escuta afetiva e estimulou a auto escuta para que o professor se fortalecesse emocionalmente sendo assim possível acreditar no seu potencial de acolhimento. 

 Por meio da mediação em grupo, possibilitou investigação de si mesmo utilizando questionamentos e assim conceituando e contextualizando sentimentos latentes que possivelmente ocasionam períodos de ansiedade. 

 As ações aconteceram com atividades via aplicativo TEAMS realizada pela equipe NAAPA com mediação da psicóloga e orientação/supervisão da coordenação, por meio do uso de conceituação, realizar identificação dos sentimentos, impulsionando reconhecimento das emoções favorecendo assim a elaboração e ressignificação da atual experiência vivida. 

 Acolher, reconhecer e legitimar as experiências e sentimentos explanados, para que seja efetivamente praticado um diálogo empático. Expressar os sentimentos evocados pela perda é a via de elaboração, esse trabalho psicológico pode ser, inclusive, preventivo, evitando um processo patológico, promovendo assim a saúde mental. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Bibliotecas dos Centros de Educação em Direitos Humanos recebem mais material para fortalecimento do acervo
SME abre Chamada Pública para aquisição de fubá de milho

Fubá da Agricultura Familiar chega às Unidades Educacionais

Publicado em: 17/03/2016 11h50 - em Alimentação Escolar

Mês do Hip Hop 2016

Mês do Hip Hop 2016

Publicado em: 16/03/2016 4h07 - em CEU e COCEU

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Publicado em: 16/03/2016 4h05 - em CEU e COCEU

Curso: ‘’A Importância da Estimulação Essencial na Educação Infantil’’

Curso: ‘’A Importância da Estimulação Essencial na Educação Infantil’’

Publicado em: 16/03/2016 4h04 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.301 1.302 1.303 1.304 1.305 1.442