Notícias

Novos coordenadores pedagógicos receberão formação inicial promovida pela SME 

Educadores que assumem o cargo acessarão o curso “Identidades Profissionais em Construção: A Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo”  

Publicado em: 23/04/2021 20h29 | Atualizado em: 30/04/2021
Imagem de um teclado preto com dedos da mão direita em movimento de digitação

Entre os meses de maio e dezembro, os servidores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo aprovados para ocuparem cargos de coordenadores pedagógicos nas Unidades Educacionais terão acesso ao curso “Identidades Profissionais em Construção: a Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo”.

Essa é a primeira vez que os novos ocupantes das coordenações pedagógicas receberão uma formação inicial para os cargos. No dia 9 de abril, cerca de 800 professores da rede municipal que participaram do concurso de acesso foram nomeados e tiveram seus nomes divulgados no Diário Oficial do Município.

O conteúdo foi elaborado pelos profissionais da Coordenadoria Pedagógica (COPED), com assessoria das especialistas Vera Placco e Vera Trevisan. O curso tem por objetivo favorecer a reflexão sobre o papel desse gestor, bem como construir e apoiar as rotinas de trabalho, visando fortalecer sua prática no cotidiano da escola como formador, articulador e transformador.

Os candidatos aprovados serão convocados nos próximos dias para o curso por meio de publicação feita no Diário Oficial do Município. O conteúdo poderá ser acessado pelos servidores que assumam funções na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial.

Entre os temas abordados estarão “O Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico”, “Gestão Democrática e seus Colegiados”, “Formação Continuada na Escola”, “O Coordenador Pedagógico como Gestor do Currículo da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, “O Coordenador Pedagógico e a Educação Especial”, “O Coordenador Pedagógico e o Acompanhamento, a Recuperação e a Avaliação das Aprendizagens”, e “O Coordenador Pedagógico e a Educação Integral”.

A edição número 5 da Revista Magistério, produzida pela própria Secretaria, traz artigos que já podem ser lidos e que servem como subsídio para o trabalho dos coordenadores pedagógicos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2016 1h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Projeto motiva as crianças a pensarem e cuidarem do meio-ambiente

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

8º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CECI Tenondé Porã participa da ação “Cidadania
1 1.281 1.282 1.283 1.284 1.285 1.434