Notícias
“Nosso TCA”
Vídeo mostra experiências de investigação e elaboração de projetos de intervenção social envolvendo estudantes do Ciclo Autoral
Publicado em: 29/12/2016 10h47 | Atualizado em: 04/05/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta o vídeo “Nosso TCA”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de investigação e elaboração dos projetos de intervenção social, os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), envolvendo estudantes do Ciclo Autoral presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
As entrevistas realizadas com estudantes e docentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo evidenciam a aprendizagem por meio da investigação e a formação de estudantes críticos e criativos. Provocam a valorização dos saberes de estudantes, familiares e comunidade e a percepção da potência dos jovens, expressa na maneira como apresentam o processo de elaboração dos projetos, das escolhas que fazem e das mudanças que identificam no percurso, assumindo responsabilidades na realidade em que vivem e transformando atitudes.
Os relatos também convidam a outras reflexões: qual a função social da escola de educação básica? Quais os espaços que são criados nos Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino fundamental para integração dos conhecimentos relativos aos diferentes componentes curriculares? No cotidiano escolar, quais oportunidades são apresentadas aos estudantes para que expressem o que aprendem? Que lugar ocupam as diferentes linguagens nos processos educativos no ensino fundamental? Quais as possibilidades de participação, proposição e reflexão estão presentes nas experiências vivenciadas nas escolas? O que conhecemos para além dos muros da escola?
As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as infâncias, juventudes, seus territórios e seus direitos, presentes na elaboração dos Trabalhos Colaborativos de Autoria e identificados nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento significativo socialmente, do reconhecimento e valorização das diferenças e do compromisso com as transformações sociais necessárias à construção de um mundo melhor para todos.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da educação pública paulistana, da autoria docente e discente, pensada desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos e o ensino médio, e nesse vídeo, identificando estudantes ávidos pela construção de conhecimento e desejosos de serem reconhecidos e valorizados em sua autoria no processo educativo do Ensino Fundamental.
Assista abaixo ao vídeo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Gcelebra aniversário de 164 anos de Guaianases
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal visitaram museus com abordagem focada na Educação Antirracista
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Relacionadas

Rádio JMS entrevista celebridades da internet e conhece novidades na Campus Party
Publicado em: 03/02/2016 5h25 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Por dentro do jornalismo na Campus Party
Publicado em: 03/02/2016 5h25 - em CEU e COCEU

Minha primeira Campus Party: a mágica para sentir o futuro
Publicado em: 03/02/2016 5h23 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Publicado em: 03/02/2016 5h11 - em PMLLLB

Instituição do PMLLLB do Município de São Paulo
Publicado em: 03/02/2016 5h10 - em PMLLLB