Notícias

Lançamento do livro Diversidade Poética celebra trabalho de alunos da EJA

Poesias relatam um pouco da história e origem dos alunos-autores.

Publicado em: 10/05/2016 12h35 | Atualizado em: 30/11/2020
diversidade_poetica_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olegário Mariano, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, reuniu a comunidade escolar na segunda, 9 de maio, para o lançamento do livro “Diversidade Poética”, elaborado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, da Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Fátima Antonio e da Diretora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), Livia Maria Antongiovanni.

“Essa noite é especial porque são duas paixões da minha vida que eu vejo aqui: uma é a Educação e a outra é a Literatura”, disse Chalita. “Visitar uma escola que tem esse respeito pelos seus alunos é muito significativo. Ainda mais por alunos que, por alguma razão, pararam de estudar e voltaram aos estudos e que podem contar com professores que têm essa vontade de incentivá-los a continuar”, concluiu.

diversidade_poetica_I_740_x_430.jpg

Haja Poesia – O livro é um desdobramento do Projeto “Haja Poesia”, coordenado pela Professora Maria Aparecida de Oliveira, e traz uma série de poesias que relatam um pouco da história e origem de cada um dos 70 alunos que participaram do projeto. “Eu quero agradecer a cada professor e à Diretora por terem me dado a oportunidade de voltar a estudar”, falou José Feliciano, um dos alunos-autores, antes de realizar a leitura de sua poesia intitulada “O sabiá, o conto que canto”.

A primeira tiragem do livro foi de 250 exemplares. A revisão foi feita pelos próprios professores e alunos e contou com a colaboração do Diretor Regional da Capela do Socorro, Professor Paulo César Deloroso. “Muitos deles que estão aqui diziam que não eram capazes de ler e escrever. Ao conhecer poesia, ao conhecer o mundo de quem escreve, passaram a acreditar que eram capazes”, falou o Diretor Regional.

A Diretora da Unidade, Vera Lucia Benke, parabenizou o trabalho realizado pelo corpo docente. “O livro Diversidade Poética é um projeto de protagonismo dos estudantes, de libertação e de superação. Alunos construtores dos seus próprios conhecimentos”, ressaltou a Diretora.

A parte musical ficou por conta dos alunos do Projeto “Tocar, cantar e conviver” que, sob a regência do Professor Carlito Jardim, executaram o Hino Nacional Brasileiro e músicas do cancioneiro popular. Houve também a apresentação das alunas do Projeto de Ginástica Ritmica, coordenado pela Professora Aline Lemos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211