Notícias

Lançamento do livro Diversidade Poética celebra trabalho de alunos da EJA

Poesias relatam um pouco da história e origem dos alunos-autores.

Publicado em: 10/05/2016 12h35 | Atualizado em: 30/11/2020
diversidade_poetica_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olegário Mariano, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, reuniu a comunidade escolar na segunda, 9 de maio, para o lançamento do livro “Diversidade Poética”, elaborado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, da Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Fátima Antonio e da Diretora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), Livia Maria Antongiovanni.

“Essa noite é especial porque são duas paixões da minha vida que eu vejo aqui: uma é a Educação e a outra é a Literatura”, disse Chalita. “Visitar uma escola que tem esse respeito pelos seus alunos é muito significativo. Ainda mais por alunos que, por alguma razão, pararam de estudar e voltaram aos estudos e que podem contar com professores que têm essa vontade de incentivá-los a continuar”, concluiu.

diversidade_poetica_I_740_x_430.jpg

Haja Poesia – O livro é um desdobramento do Projeto “Haja Poesia”, coordenado pela Professora Maria Aparecida de Oliveira, e traz uma série de poesias que relatam um pouco da história e origem de cada um dos 70 alunos que participaram do projeto. “Eu quero agradecer a cada professor e à Diretora por terem me dado a oportunidade de voltar a estudar”, falou José Feliciano, um dos alunos-autores, antes de realizar a leitura de sua poesia intitulada “O sabiá, o conto que canto”.

A primeira tiragem do livro foi de 250 exemplares. A revisão foi feita pelos próprios professores e alunos e contou com a colaboração do Diretor Regional da Capela do Socorro, Professor Paulo César Deloroso. “Muitos deles que estão aqui diziam que não eram capazes de ler e escrever. Ao conhecer poesia, ao conhecer o mundo de quem escreve, passaram a acreditar que eram capazes”, falou o Diretor Regional.

A Diretora da Unidade, Vera Lucia Benke, parabenizou o trabalho realizado pelo corpo docente. “O livro Diversidade Poética é um projeto de protagonismo dos estudantes, de libertação e de superação. Alunos construtores dos seus próprios conhecimentos”, ressaltou a Diretora.

A parte musical ficou por conta dos alunos do Projeto “Tocar, cantar e conviver” que, sob a regência do Professor Carlito Jardim, executaram o Hino Nacional Brasileiro e músicas do cancioneiro popular. Houve também a apresentação das alunas do Projeto de Ginástica Ritmica, coordenado pela Professora Aline Lemos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259