Notícias

Lançamento do livro Diversidade Poética celebra trabalho de alunos da EJA

Poesias relatam um pouco da história e origem dos alunos-autores.

Publicado em: 10/05/2016 12h35 | Atualizado em: 30/11/2020
diversidade_poetica_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olegário Mariano, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, reuniu a comunidade escolar na segunda, 9 de maio, para o lançamento do livro “Diversidade Poética”, elaborado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, da Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Fátima Antonio e da Diretora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), Livia Maria Antongiovanni.

“Essa noite é especial porque são duas paixões da minha vida que eu vejo aqui: uma é a Educação e a outra é a Literatura”, disse Chalita. “Visitar uma escola que tem esse respeito pelos seus alunos é muito significativo. Ainda mais por alunos que, por alguma razão, pararam de estudar e voltaram aos estudos e que podem contar com professores que têm essa vontade de incentivá-los a continuar”, concluiu.

diversidade_poetica_I_740_x_430.jpg

Haja Poesia – O livro é um desdobramento do Projeto “Haja Poesia”, coordenado pela Professora Maria Aparecida de Oliveira, e traz uma série de poesias que relatam um pouco da história e origem de cada um dos 70 alunos que participaram do projeto. “Eu quero agradecer a cada professor e à Diretora por terem me dado a oportunidade de voltar a estudar”, falou José Feliciano, um dos alunos-autores, antes de realizar a leitura de sua poesia intitulada “O sabiá, o conto que canto”.

A primeira tiragem do livro foi de 250 exemplares. A revisão foi feita pelos próprios professores e alunos e contou com a colaboração do Diretor Regional da Capela do Socorro, Professor Paulo César Deloroso. “Muitos deles que estão aqui diziam que não eram capazes de ler e escrever. Ao conhecer poesia, ao conhecer o mundo de quem escreve, passaram a acreditar que eram capazes”, falou o Diretor Regional.

A Diretora da Unidade, Vera Lucia Benke, parabenizou o trabalho realizado pelo corpo docente. “O livro Diversidade Poética é um projeto de protagonismo dos estudantes, de libertação e de superação. Alunos construtores dos seus próprios conhecimentos”, ressaltou a Diretora.

A parte musical ficou por conta dos alunos do Projeto “Tocar, cantar e conviver” que, sob a regência do Professor Carlito Jardim, executaram o Hino Nacional Brasileiro e músicas do cancioneiro popular. Houve também a apresentação das alunas do Projeto de Ginástica Ritmica, coordenado pela Professora Aline Lemos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302