Notícias
Mostra Cultural na EMEI Professora Dinah Fernandes Costa
Projeto contou com a participação da gestão, dos alunos e familiares.
Publicado em: 07/12/2016 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020Durante todo o ano letivo de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Dinah Fernandes Costa, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA) “Música e Arte Na Construção de Um Currículo Integrador”. No dia 26 de novembro realizou uma mostra cultural com danças, apresentações musicais, além da exposição de todas as atividades realizadas pelas crianças, professores e familiares.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Darci Nunes, “o projeto foi idealizado com o objetivo de ampliar o repertório musical, cultural e artístico de nossas crianças, ampliando as possibilidades de promover a cultura da infância e valorizar o protagonismo infantil, aprofundando a implementação de um trabalho com o Currículo Integrador”, afirmou.
A fim de ampliar as possibilidades lúdicas com sons e brincadeiras diversas que proporcionassem às crianças o exercício da autonomia e construção de suas identidades, o corpo docente investiu na organização de um espaço educativo destinado à criação de um Parque Sonoro para a escola.
As professoras participaram de oficinas de confecção de instrumentos musicais e posteriormente, durante o horário de aula, levaram o projeto para as suas salas e o desenvolveu com as crianças, bem como com os seus familiares durante as oficinas dos objetos sonoros.
O projeto Parques Sonoros pertence ao “Programa São Paulo Carinhosa” e é orientado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o qual visa transformar materiais reciclados em instrumentos musicais, com o intuito de proporcionar às crianças e bebês a possibilidade de explorar os sons livremente.
No dia da Mostra Cultural além da exposição, as crianças também fizeram apresentações de danças típicas de diversas regiões, e foram acompanhadas pelos instrumentos musicais produzidos com o auxílio das professoras.
A Coordenadora Pedagógica da EMEI ainda frisou que “foi possível perceber resultados positivos proporcionados pelo projeto, como a ampliação do repertório musical e artístico das crianças, que passaram a expressar seu imaginário e o prazer em descobrir e inventar novos sons. Conseguimos, também, envolver as famílias, que tiveram maior participação nas atividades promovidas pela escola no ano de 2016”, finalizou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Secretaria Municipal de Educação
Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Secretaria Municipal de Educação
Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Diretoria Regional de Educação Butantã
Secretaria Municipal de Educação promove novos Aulões de Educomunicação sobre Mídias Sociais, Quadrinhos em Sala de Aula e RPG de Mesa
Relacionadas

Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU

Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial

SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016
Publicado em: 08/10/2015 10h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã