Alunos apresentam TCA em Audiência Pública

Trabalho foi desenvolvido baseado nas observações dos problemas da região

Publicado em: 28/11/2015 21h10 | Atualizado em: 30/11/2020
02_01_alunos_apresentam_tca_em_audiencia_publica.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Branco II – C, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizaram, na manhã do dia 25 de novembro, uma Audiência Pública para a divulgação do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA), cujo tema é “Sinalização de Trânsito e Acessibilidade”.

O TCA é um trabalho de intervenção social que tem como objetivo a aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos realizados por alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de alunos, esse trabalho envolve professores, demais funcionários e toda a comunidade escolar.
Os projetos nascem das observações realizadas pelos alunos e das necessidades enfrentadas pelos moradores da região. Os adolescentes buscaram pelas ruas, juntamente com seus professores, os problemas que poderiam ser resolvidos, como calçadas esburacadas ou estreitas – que obrigam os pedestres a andarem pelas ruas; a falta de rampas para deficientes físicos e cadeirantes; além da falta de sinalização. Com todas as observações anotadas e analisadas, alunos e professores escolheram o tema “Sinalização de trânsito e acessibilidade”.
O projeto, que teve início no mês de março, contou com a participação de nove turmas de 9º ano.
A audiência pública aconteceu no pátio da EMEF, onde os alunos apresentaram as fotos tiradas dos locais com os problemas que haviam sido expostos no início do projeto.
Durante o evento os alunos da oficina de música e do coral se apresentaram cantando sobre as questões do trânsito, e um aluno declamou um poema intitulado “Acessibilidade para todos”.
Compareceram à Audiência Pública na EMEF Barro Branco o Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Edson Luis Amario, Waldir José Schiavon Júnior, Chefe de Gabinete da Subprefeitura da Cidade Tiradentes, a Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) do Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) Guaianases, Márcia Maria do Nascimento , o assessor da DRE Guaianases, Ivandir Rodrigues dos Santos, a representante do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) Adriana Daleffi, e a representante da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) Guaianases, Marisa Leite da Fonseca, assim como representantes da Associação Amigos do Bairro, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barro Branco e João Oliveira Galdino, representante da Associação de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Clique aqui para ver mais imagens.