Notícias

Alunos apresentam TCA em Audiência Pública

Trabalho foi desenvolvido baseado nas observações dos problemas da região

Publicado em: 28/11/2015 21h10 | Atualizado em: 30/11/2020
02_01_alunos_apresentam_tca_em_audiencia_publica.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Branco II – C, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizaram, na manhã do dia 25 de novembro, uma Audiência Pública para a divulgação do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA), cujo tema é “Sinalização de Trânsito e Acessibilidade”.

O TCA é um trabalho de intervenção social que tem como objetivo a aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos realizados por alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de alunos, esse trabalho envolve professores, demais funcionários e toda a comunidade escolar.
Os projetos nascem das observações realizadas pelos alunos e das necessidades enfrentadas pelos moradores da região. Os adolescentes buscaram pelas ruas, juntamente com seus professores, os problemas que poderiam ser resolvidos, como calçadas esburacadas ou estreitas – que obrigam os pedestres a andarem pelas ruas; a falta de rampas para deficientes físicos e cadeirantes; além da falta de sinalização. Com todas as observações anotadas e analisadas, alunos e professores escolheram o tema “Sinalização de trânsito e acessibilidade”.
O projeto, que teve início no mês de março, contou com a participação de nove turmas de 9º ano.
A audiência pública aconteceu no pátio da EMEF, onde os alunos apresentaram as fotos tiradas dos locais com os problemas que haviam sido expostos no início do projeto.
Durante o evento os alunos da oficina de música e do coral se apresentaram cantando sobre as questões do trânsito, e um aluno declamou um poema intitulado “Acessibilidade para todos”.
Compareceram à Audiência Pública na EMEF Barro Branco o Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Edson Luis Amario, Waldir José Schiavon Júnior, Chefe de Gabinete da Subprefeitura da Cidade Tiradentes, a Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) do Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) Guaianases, Márcia Maria do Nascimento , o assessor da DRE Guaianases, Ivandir Rodrigues dos Santos, a representante do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) Adriana Daleffi, e a representante da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) Guaianases, Marisa Leite da Fonseca, assim como representantes da Associação Amigos do Bairro, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barro Branco e João Oliveira Galdino, representante da Associação de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Clique aqui para ver mais imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259