Notícias

Informativo da EMEBS Anne Sullivan

Alunos que falam Libras entram em contato com o português escrito

Publicado em: 24/11/2015 15h07 | Atualizado em: 30/11/2020

Informativo_da_emebs_anne_sullivan_740_x_430_.jpg

A professora Flavia Damasceno, que trabalha na sala de leitura da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan, organizou um informativo escrito em português para trabalhar com os alunos do Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos).

Após notar que o contato com o português escrito não era algo muito confortável a seus alunos surdos e falantes de Libras (língua brasileira de sinais) como língua principal, a professora iniciou a elaboração do primeiro Jornal Informativo da EMEBS Anne Sullivan a fim de motivá-los para a atividade de leitura.

Para facilitar a compreensão e para que os conteúdos fossem significativos, Flavia escolheu temas que os alunos do ciclo autoral estão diretamente envolvidos, como os casos do #tamojunto, TCA e Leituraço e demais ações que acontecem na escola. A professora percebeu que, por estarem familiarizados com os assuntos escritos em Língua Portuguesa, os alunos compartilharam as informações com os colegas e familiares e comentaram em Libras sobre o que estava escrito.

“Esta edição do informativo foi um piloto e como a avaliação foi positiva, existe a intenção de implantá-lo no próximo ano”, comenta Flavia.

Clique aqui e leia o Jornal.

EMEBS – As EMEBS são unidades educacionais da prefeitura onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua e a Língua Portuguesa é ensinada como segunda língua, na modalidade escrita. Os estudantes matriculados nas EMEBS são crianças, adolescentes, jovens e adultos com surdez e outras deficiências associadas e surdocegueira.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Plateia SME - edição de 23 de março

Plateia SME – edição de 23 de março

Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU

1 1.340 1.341 1.342 1.343 1.344 1.498