Notícias

III Novembro Negro – 2015

Uma vasta programação cultural e de formação acontecem na SME em novembro e dezembro.

Publicado em: 03/12/2015 17h42 | Atualizado em: 30/11/2020
novembro_negro_740_x_430.jpg

Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove o III Novembro Negro. A programação contará com shows musicais, cinema, literatura, teatro, oficinas pedagógicas e cursos de formação. O tema gerador de todas as atividades é “Educação e Representação da População Negra: tensionando e descolonizando o currículo”.

A ação pretende valorizar as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira e promover o debate acerca das diferentes manifestações culturais por meio de seis eixos: cursos de formação para educadores, oficinas pedagógicas para alunos e professores, mostra de cinema e de teatro e apresentações artísticas. As atividades acontecem nos Centros Educacionais Unificados (CEU), em algumas unidades de Ensino Fundamental e nas Diretorias Regionais de Educação (DRE).

Entre a programação das apresentações artísticas estão grandes nomes da música popular brasileira, entre eles Chico Cesar, Paula Lima, Fabiana Cozza, Maria Alcina, Nei Lopes, entre outros. A cultura hip-hop será representada por Lurdez da Luz e As Minas do Rap, Dj Erry-G, Família Justa Causa e Gog. No campo da literatura estarão a atriz e poeta Elisa Lucinda e a escritora e arte-educadora Kiusam De Oliveira.

O cronograma das oficinas pedagógicas contará com o Circuto Mancala Awelé. A atividade possibilitará aos participantes vivências com Jogo de Mancala Awelé, que tem sua origem na África, há cerca de sete mil anos. A atividade mostrará os fundamentos teóricos e práticos da brincadeira e as possibilidades de apresentá-la como ferramenta de ensino nas Escolas Paulistanas. Confira a lista das oficinas.

O III Novembro Negro trará também o curso com a temática desta terceira edição: “Educação e Representação da População Negra: tensionando e descolonizando o currículo”, que acontecerá em 14 locais em datas e horários diferentes. O curso tem a duração de três dias e no último dia, a aula será sobre questões da temática do Novembro Negro apresentadas em dois filmes diferentes. Neste link é possível conferir o cronograma.

Confira neste link a programação completa dos shows.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.
O Secretário Adjunto De Educação, Samuel Ralize, Participou De Reunião Com Os Sindicatos Para Organizar Calendário De Reniões Com Assuntos Prioritários

SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários

Publicado em: 14/07/2025 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.540