Notícias

I Seminário de Educação Integral em Tempo Integral

Encontro possibilitou reflexões sobre a construção do currículo de forma integradora

Publicado em: 04/04/2016 11h31 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_ed_int_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, durante todo o dia 2 de março, no auditório da UNINOVE Vergueiro, o I Seminário de Educação Integral em Tempo Integral. A ação teve o objetivo de dar continuidade ao diálogo sobre as ações e articulações desenvolvidas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) participantes do Programa São Paulo Integral.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, da Secretária Adjunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, da Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Fátima Antonio, e da Diretora da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e Educação Integral, Maria Cecília Carlini.

A mesa de debates foi composta pela Secretária Adjunta e pelas diretoras da COPED e COCEU, além do Profº Dr. Elie George Guimarães Ghanem Júnior, da Universidade de São Paulo (USP) e do diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Duarte de Almeida, José Santos Silveira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera.

sem_ed_integral_740_x_430_meio.jpg

“Nessa reflexão de construção de um projeto de escola de educação integral, a gente não deve importar modelos e nem impor nada. A gente deve construir coletivamente, aproveitando as experiências da rede e as riquezas que já acontecem nas escolas”, enfatizou o Secretário Gabriel Chalita.

Para Emilia Cipriano, a concepção de Educação Integral pede que as escolas participantes rompam com qualquer forma de fragmentação. “É necessário constituir uma rede, uma teia de trocas, de percepção e de leitura de realidades”, ressaltou Emilia.

O professor Elie George palestrou sobre o conceito de Educação Integral a partir de parâmetros filosóficos, históricos e legais. Confira o material apresentado.

O diretor José Santos Silveira falou sobre as experiências da sua escola na construção de um currículo integrador para o funcionamento do Projeto São Paulo Integral. Ele enfatizou que o principal objetivo de todas as ações de sua unidade é promover a qualidade social da educação. Confira a apresentação do diretor José clicando aqui. 

Ao final, Maria Cecília Carlini falou sobre a organização do Programa São Paulo Integral no âmbito da Secretaria e mediou a mesa de debate com a participação dos educadores presentes no seminário. Eles puderam fazer perguntas e considerações sobre as palestras apresentadas e a implantação do projeto na RME.

Imprensa Jovem – A equipe BNE Imprensa Jovem da EMEF. Dr. João Augusto Breves realizou a cobertura do evento. Veja, abaixo, o vídeo.

Veja também

Portaria Nº 7.464, de 03 de dezembro de 2015, que institui o programa “São Paulo Integral”

Documento orientador do Programa “São Paulo Integral”
 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Intérpretes e Guias Intérpretes de Libras/ Língua Portuguesa

Intérpretes e Guias Intérpretes de Libras/ Língua Portuguesa

Publicado em: 02/05/2016 11h20 - em Educação Especial

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 02/05/2016 10h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

DRE Capela realiza II Encontro do Diretor Regional com Gestores das Unidades Educacionais

DRE Capela realiza II Encontro do Diretor Regional com Gestores das Unidades Educacionais

Publicado em: 02/05/2016 9h35 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

SME promove curso “Cultura Maker” na modalidade EAD

SME promove curso “Cultura Maker” na modalidade EAD

Publicado em: 02/05/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Freguesia abre vaga para o curso Desvelar o Corpo na Educação

DRE Freguesia abre vaga para o curso Desvelar o Corpo na Educação

Publicado em: 02/05/2016 9h32 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 1.235 1.236 1.237 1.238 1.239 1.441