Notícias

Horta Pedagógica Piloto é inaugurada no CEU Jaguaré

Projeto é realizado em parceria com a Fundação Nestlé Brasil, Faculdade Cantareira e SME

Publicado em: 16/12/2015 10h54 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 7 de dezembro, foi inaugurada no CEU Jaguaré a primeira horta pedagógica piloto em parceria com a Fundação Nestlé Brasil. Esta ação é um desdobramento do “Programa Nutrir nas Escolas” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que acontece desde 2011. A Fundação Nestlé buscou parceria com a Faculdade Cantareira para implantar o projeto “Horta na Telha”, desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomo, Marcos Victorino.

Para Rodrigo Tavante, diretor da Emei do CEU Jaguaré, “o projeto horta, além da questão da alimentação, propicia, às crianças,  vivências do plantar e colher, do cuidado com a natureza e amplia as questões com o meio social quando acontece o envolvimento da comunidade”.
Para o criador do projeto, Marcos Victorino, uma horta tem um poder muito grande de aprendizado, já que seu “objetivo é pedagógico, desenvolver o conhecimento e não apenas a produção”. E o engenheiro agrônomo ainda mostra, pelo seu exemplo, que é possível aprender com a horta mesmo em situações adversas. “Fiz uma horta que foi comida pelas formigas, não teve colheita, e ai resolvemos dar aulas sobre as formigas, fizemos uns três meses de projeto pedagógico em cima delas. O desenvolvimento pedagógico da rotina, de tudo que acontece aqui, é importante para o aluno”, conta Marcos.
A Coordenadora do Curso de Agronomia, Andrea Dantas cita que uma horta possui três aspectos, o social, educativo e nutricional, e “é por isso que nós auxiliamos e damos suporte técnico para que este projeto aconteça”.
A parceria com a Faculdade prevê que estudantes de agronomia estejam presentes semanalmente no CEU para acompanhar o desenvolvimento do projeto. Para Marcos Victorino, esse acompanhamento é importante para os alunos, para a escola e para a sociedade, “pois a ideia é formar um profissional que aprenda a lidar com isso, já que a agricultura urbana vem crescendo muito, e para isso acontecer é preciso mudar o olhar do aluno em relação à agricultura”.
Para o Diretor da Fundação Nestlé Brasil, Fábio Letieri, a ideia é aumentar o projeto, multiplicando as hortas para outras escolas. “A expectativa é expandir, ficaremos com o aprendizado do que fizemos aqui, para avaliar como dar continuidade a este projeto. O importante é dar consistência ao longo do tempo”, completou o diretor.
“As crianças são o futuro, elas são mais capazes de mudar o mundo. Ficamos muito contentes em ter a oportunidade de fazer a diferença na vida delas, assim como vocês fazem”, finalizou Fábio Letieri.

Confira aqui a galeria de fotos do evento!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300