Notícias

Horta Pedagógica Piloto é inaugurada no CEU Jaguaré

Projeto é realizado em parceria com a Fundação Nestlé Brasil, Faculdade Cantareira e SME

Publicado em: 16/12/2015 10h54 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 7 de dezembro, foi inaugurada no CEU Jaguaré a primeira horta pedagógica piloto em parceria com a Fundação Nestlé Brasil. Esta ação é um desdobramento do “Programa Nutrir nas Escolas” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que acontece desde 2011. A Fundação Nestlé buscou parceria com a Faculdade Cantareira para implantar o projeto “Horta na Telha”, desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomo, Marcos Victorino.

Para Rodrigo Tavante, diretor da Emei do CEU Jaguaré, “o projeto horta, além da questão da alimentação, propicia, às crianças,  vivências do plantar e colher, do cuidado com a natureza e amplia as questões com o meio social quando acontece o envolvimento da comunidade”.
Para o criador do projeto, Marcos Victorino, uma horta tem um poder muito grande de aprendizado, já que seu “objetivo é pedagógico, desenvolver o conhecimento e não apenas a produção”. E o engenheiro agrônomo ainda mostra, pelo seu exemplo, que é possível aprender com a horta mesmo em situações adversas. “Fiz uma horta que foi comida pelas formigas, não teve colheita, e ai resolvemos dar aulas sobre as formigas, fizemos uns três meses de projeto pedagógico em cima delas. O desenvolvimento pedagógico da rotina, de tudo que acontece aqui, é importante para o aluno”, conta Marcos.
A Coordenadora do Curso de Agronomia, Andrea Dantas cita que uma horta possui três aspectos, o social, educativo e nutricional, e “é por isso que nós auxiliamos e damos suporte técnico para que este projeto aconteça”.
A parceria com a Faculdade prevê que estudantes de agronomia estejam presentes semanalmente no CEU para acompanhar o desenvolvimento do projeto. Para Marcos Victorino, esse acompanhamento é importante para os alunos, para a escola e para a sociedade, “pois a ideia é formar um profissional que aprenda a lidar com isso, já que a agricultura urbana vem crescendo muito, e para isso acontecer é preciso mudar o olhar do aluno em relação à agricultura”.
Para o Diretor da Fundação Nestlé Brasil, Fábio Letieri, a ideia é aumentar o projeto, multiplicando as hortas para outras escolas. “A expectativa é expandir, ficaremos com o aprendizado do que fizemos aqui, para avaliar como dar continuidade a este projeto. O importante é dar consistência ao longo do tempo”, completou o diretor.
“As crianças são o futuro, elas são mais capazes de mudar o mundo. Ficamos muito contentes em ter a oportunidade de fazer a diferença na vida delas, assim como vocês fazem”, finalizou Fábio Letieri.

Confira aqui a galeria de fotos do evento!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupos de estudantes gremistas

Seminários Regionais de Grêmios Estudantis ocorrem nas 13 DREs

Publicado em: 19/08/2022 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.264