Notícias

Formação em Tecnologia estimula aulas de robótica na Rede Municipal

Cerca de 150 professores ingressantes passaram por formação

Publicado em: 15/04/2019 13h33 | Atualizado em: 30/11/2020

Curso POIE_740x430-1.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através Coordenadoria Pedagógica (COPED) e do Núcleo Técnico de Currículo, realizou nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), o curso Formação de Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) Ingressante, no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Cerca de 150 professores participaram do evento.

A primeira parte do curso contou com uma palestra, que abordou desde o panorama histórico da Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, passando pelas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo da Cidade.

Curso POIE_740x430 2-1.jpg

Num segundo momento, os participantes dividiram-se em pequenos grupos para escolher uma metodologia de aprendizagem (Investigativa, do Fazer e Refazer, de Jogos e Gamificação e de Projetos) e propuseram uma atividade prática.

Entre as ideias que surgiram está o projeto “Mão Robótica”, onde a proposta era mostrar a introdução à Robótica iniciando com matérias não estruturadas, como papelão, barbante e canudo de refrigerante até chegar aos kits de Robótica.

Para o professor Alessandro Bastos, a troca de experiências fortalece o processo de aprendizagem em sala de aula. “Essa formação traz um leque de possibilidades porque aproxima os POIEs das diferentes Diretorias Regionais e a gente fica conhecendo a ideia dos outros”, falou Bastos.

Curso POIE_740x430 1-1.jpg

O mesmo sentimento de troca de experiências foi compartilhado pela professora Débora Lia Minematsu. “Hoje, a gente tem um encontro maior com POIEs que estão ingressando e uma troca de ideias e dúvidas que são de todos. Com os meus alunos, estou basicamente trabalhando com jogos de vídeo game, algo que eles gostam muito”, destacou a professora.

Já a professora Selma dos Reis Miguel, lembrou a importância da formação para ser aplicada em sala de aula. “Eu acho muito importante essa formação pra gente ir se depurando, levando para a escola o trabalho que a gente está fazendo. Tudo o que a gente aprende aqui, a gente está levando para a escola para ajudar na formação dos alunos, na nossa própria formação, tirando as nossas dúvidas para gente saber como está trabalhando na escola”, finalizou Selma.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Curso Povos Indígenas

Curso Povos Indígenas, as diversidades étnicas e a escola

Publicado em: 22/03/2016 12h26 - em CECI

SME convoca profissionais da Educação para formação inicial do Programa #Tamojunto

SME convoca profissionais da Educação para formação inicial do Programa #Tamojunto

Publicado em: 22/03/2016 12h16 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Equipes dos NAAPAs preparam Diretriz

Equipes dos NAAPAs preparam Diretriz

Publicado em: 21/03/2016 4h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

A Gestão Pedagógica para as relações Étnico-Raciais

A Gestão Pedagógica para as relações Étnico-Raciais

Publicado em: 21/03/2016 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

2º Encontro Territoriar 2016

2º Encontro Territoriar 2016

Publicado em: 21/03/2016 3h37 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 1.343 1.344 1.345 1.346 1.347 1.495