Notícias

I Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, Médio e EJA mobiliza Rede Municipal com formações e troca de saberes

Ação inédita mobilizará profissionais em ações formativas e relatos de práticas

Publicado em: 28/08/2025 10h59 | Atualizado em: 28/08/2025

 

Tamanho Site (2)

Em um espaço de diálogo e troca de saberes, a Rede Municipal promove de maneira inédita a I Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, Médio e EJA que acontece entre os dias 1 e 5 de setembro com ações formativas voltadas aos profissionais que atuam nas escolas.  

O início da programação será marcado por uma pré-jornada que acontece nesta sexta-feira (29) que vai reunir representantes das DREs, da Supervisão Escolar e das equipes técnicas da SME, para alinhar as diretrizes para as atividades que serão realizadas nos territórios a partir de segunda-feira (01).  

A criação da Jornada surge da necessidade de fortalecer um espaço formativo que favoreça o diálogo entre os diferentes sujeitos que constroem a educação paulistana, promovendo momentos coletivos com práticas pedagógicas que partem das singularidades de cada região, além de marcar o início de um movimento que se deseja contínuo, colaborativo, significativo e transformador. 

A programação das ações formativas será realizada por cada Diretoria Regional de Educação (DRE) dialogando com as necessidades de cada território. com três eixos temáticos, organizados para dialogar com desafios e possibilidades vivenciadas cotidianamente pelas escolas. Os eixos de discussão serão: 

  • A importância da alfabetização para o Ensino Fundamental: o sujeito e seu tempo
  • O protagonismo dos estudantes e a sociedade da informação, científica e tecnológica
  • A consolidação das aprendizagens no Ciclo Interdisciplinar como promotora de autoria e sentido

Além disso, haverá a socialização de projetos pedagógicos desenvolvidos nos territórios, em especial no âmbito dos programas São Paulo Integral (SPI) e Mais Educação São Paulo, coordenados pelas equipes do DICEU e das Unidades Educacionais. 

Idealizada pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) e pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), com o envolvimento das DIPEDs, DICEU, Unidades Educacionais e Supervisão Escolar, a Jornada foi concebida como um espaço coletivo, articulado e contínuo de formação, que reconhece a potência dos diferentes sujeitos e contextos da Rede Municipal. 

A Jornada reafirma o compromisso da SME com a formação continuada de educadoras e educadores, entendendo que o aprimoramento das práticas pedagógicas se dá pela escuta, pela troca de experiências e pela articulação entre teoria e prática. Trata-se de um movimento que visa fortalecer vínculos, ampliar repertórios e promover uma educação pública equitativa e contextualizada, em diálogo com as necessidades reais das comunidades escolares. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655