Notícias

Família e escola unidas em prol da educação

Objetivo é a valorização das ações propostas pelos educadores e familiares no processo de acolhimento às crianças

Publicado em: 05/04/2019 10h02 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto740x430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Odilea Botta de Mattos deu início ao projeto “De Mãos Dadas”, que debate a importância dos pais, responsáveis e professores no processo de aprendizagem das crianças e também as novas estruturas familiares.

A Coordenadora Pedagógica da unidade, Erika Luiza da Fonseca, explicou que com o passar dos anos e acompanhando as novas estruturações familiares, os educadores notaram que as reuniões bimestrais com as famílias foram perdendo qualidade porque se voltavam para questões sociais ou de orientações básicas relacionadas à saúde, por exemplo. “A pauta planejada anteriormente contemplava ações pedagógicas, mas na avaliação posterior feita a cada reunião, o relato das professoras continha mais frustração do que avanços com as famílias”, explicou.

Diante dessas constatações surgiu em 2019 o desejo de mudar esse contato com as famílias, garantindo, de fato, um espaço de escuta, acolhimento e orientação, num formato diferente da reunião com as famílias, seguindo um calendário dinâmico mensal.

Passaram então a acontecer encontros nos horários coletivos dos professores e que contam com a participação rotatória de familiares indicados pelos professores, funcionários de vários segmentos da escola e equipe gestora. Como os encontros são temáticos- para o primeiro semestre letivo foram definidos temas como ‘adaptação e ansiedade’, ‘atendimento das crianças deficientes e ‘imigração’, entre outros. As reuniões também contam com profissionais ligados à área de atendimento de cada tema do encontro.

Erika explica que o processo avaliativo começa desde a indicação das famílias e termina no final de cada reunião. “A cada grupo podemos observar o empenho das professoras em lidar com as demandas diárias, quais estratégias utilizaram para se aproximar das famílias e se essa indicação é resultado de uma observação constante da criança”, enfatizando que as reuniões bimestrais passaram a ser valorizadas como momento formativo para se discutir a cultura da infância, os projetos, os avanços e desafios do grupo.

Para a educadora a participação dos convidados, as falas, o acolhimento das demandas e a relação vincular estabelecida através dos encontros são nítidas e transformadoras. “No grupo sempre reafirmamos que somos parceiros e que todos passam ou já passaram pelos mesmos sentimentos e angustias”, explica. “Isso nos aproxima, nos humaniza e traz à tona o verdadeiro sentido de cada encontro que é o atendimento à criança” conclui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a fachada de um Centro Educacional Unificado.

CEUs promovem ações para celebrar o Dia Mundial da Paz

Publicado em: 20/09/2023 1h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de diversos materiais educativos matemáticos
Fotografia de grupo de pessoas no evento do Prêmio Paulo Freire

Confira as colocações dos projetos finalistas do Prêmio Paulo Freire

Publicado em: 19/09/2023 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner Memórias E Democracia

Exposição virtual do Memorial da Educação Municipal compõe a 17ª Primavera dos Museus

Publicado em: 19/09/2023 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de estudantes junto com um painel de girassóis posicionados formando um coração.

EMEF promove ações com foco na saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado em: 19/09/2023 12h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 97 98 99 100 101 1.479