SME apresenta currículo antirracista e Imprensa Jovem em evento no Chile

Políticas públicas da educação paulistana são divulgadas na Casa Brasil, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro, que inclui um espaço dedicado à Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 30/10/2023 12h00 | Atualizado em: 31/10/2023
foto de uma pessoa em um auditório apresentando no telão o currículo antirracista

A Secretaria Municipal de Educação apresenta nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31) as políticas públicas da cidade, entre elas o Currículo da Cidade com foco na educação antirracista, as ações de educomunicação do Imprensa Jovem, na Casa Brasil, em Santiago, no Chile.

A Casa Brasil é um projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para divulgação dos Jogos Panamericanos e está localizada no Parque Araucano, espaço no bairro de Las Condes. A Prefeitura de São Paulo tem um espaço na Casa Brasil para representar a cidade, incentivar novos negócios internacionais, captar recurso e levar o nome da cidade de São Paulo para o mundo.

A SME levou exemplares e apresentará as ações desenvolvidas para a execução do currículo, a formação de professores e como se dá o trabalho na Rede Municipal. Em outra ação, chamada “De São Paulo para o mundo: as experiências do Currículo da Cidade de São Paulo e da Imprensa Jovem como boas práticas educacionais globais”, a SME irá realizará um workshop de Educomunicação: Imprensa Jovem, projeto que foi premiado pela UNESCO globalmente em Alfabetização Midiática e Informacional (AMI).

A programação inclui ainda visita à escola pública chilena República do Brasil para intercâmbio em Educomunicação com professores e estudantes.

“A experiência do Currículo da Cidade de São Paulo é referência internacional em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e foi pioneira no mundo ao alinhar seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apresentá-la no contexto das atividades relacionadas aos Jogos Panamericanos em Santiago, no Chile, é uma oportunidade para que outros países da América Latina possam conhecer e se inspirar com as boas práticas educacionais da rede municipal de ensino de São Paulo”, afirmou Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil.