Notícias

Fala, Mestre! – Desafios da Alfabetização nos dias de hoje

Como fazer o conhecimento docente se efetivar nas práticas de alfabetização em sala de aula?

Publicado em: 16/11/2017 17h58 | Atualizado em: 30/11/2020

desafios_dias_de_hoje_740_x_430.jpg

Autoria de Paula Júlio Agnello – Licenciada em História e Pedagogia, Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo há 22 anos e Formadora de Coordenadores Pedagógicos e Professores da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé.

Sabemos atualmente que a alfabetização envolve dois processos: compreender a natureza do sistema alfabético de escrita e sua organização e compreender o funcionamento da linguagem escrita, suas características específicas, suas diferentes formas e gêneros.

Nesta perspectiva, podemos considerar que três saberes são fundamentais ao professor alfabetizador: conhecer o processo de aprendizagem dos alunos sobre a língua escrita, conhecer a língua escrita – práticas sociais de leitura e escrita e ter conhecimentos didáticos para promover boas situações de reflexão dos aprendizes.

Muito já caminhamos neste conhecimento do processo de construção das escritas (os estudos da Psicogênese da Língua Escrita já têm mais de 30 anos). Assim como, podemos dizer que, o trabalho com os diversos gêneros textuais, das diferentes esferas de circulação: literária, jornalística, científica e cotidiana já invadiu as salas de aula há algum tempo.

Sendo assim, considero que o grande desafio (possível de ser vencido!) está na didática, na efetivação de uma prática de alfabetização que considere os saberes que as crianças têm sobre a escrita e promova ações ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada um.

Esse desafio só será vencido com a formação permanente dos professores. Assim, eles podem se apropriar desses saberes e encaminhar situações didáticas que favoreçam o avanço das aprendizagens e garantam que todos sejam alfabetizados na idade certa, tornando-se leitores e escritores.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra estrutura, com paredes simulando tijolos, que representa entrada de um castelo. No centro está escrito

‘Guardiões da Leitura’ incentiva paixão pelos livros de forma lúdica na EMEF Chico Mendes

Publicado em: 18/04/2023 11h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Plateia de pessoas sentadas em suas cadeiras, elas estão de costas para a fotografia e ao fundo um projetor e quatro pessoas sentadas a mesa.

Rede Municipal de SP contribui com pesquisa sobre alfabetização do governo federal

Publicado em: 17/04/2023 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Abertura do evento, leitura e aprovação do Regimento da Conferência Regional

DRE Jaçanã Tremembé realiza a Etapa Regional na DRE JT da I Conferência Municipal de Educação de 2023

Publicado em: 17/04/2023 4h22 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Teatro água Azul

DRE Guaianases realiza I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional

Publicado em: 14/04/2023 11h40 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 177 178 179 180 181 1.510