Notícias
DRE Guaianases realiza I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional
DRE Guaianases organiza a primeira conferência de educação na região
Publicado em: 14/04/2023 11h40 | Atualizado em: 26/04/2023
Nos dias 14 e 15 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, aconteceu a I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional, no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases.
Na sexta-feira (14), ocorreu a abertura da Conferência, com o credenciamento dos participantes e acolhimento musical do profº Igor Fernando da Costa Cavalcante, membro da Divisão dos Centros Educacionais Unificados (DICEU).
Iniciando os trabalhos, Lucimeire Cabral de Santana, representante da comissão organizadora central, explicou sobre o todo o processo preparação da Conferência e das Etapas Regionais, fazendo um histórico desde a aprovação do Plano Municipal de Educação (Lei nº 16.271/2015, alterada pela Lei nº 17.437/2020), passando pela construção dos Planos Regionais de Educação (2015-2018), até o momento atual em que, pela primeira vez, a cidade de São Paulo está realizando a análise das metas estabelecidas no PME.
Os conferencistas contaram, ainda, com palestra da Profª Daniele Pechuti Kowalewski, pós doutoranda na Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora nas áreas de Educação, Filosofia e Sociologia, que abordou a temática: Participação e Gestão Democrática.
Finalizando a noite, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência que, após alguns destaques, foi aprovado por unanimidade pelos conferencistas.
No sábado (15), a ação se dividiu em dois momentos: o primeiro foi organizado em salas temáticas, em que os conferencistas se dividiram em grupos para discussão de cada um dos eixos do PME objetivando a apresentação de emendas para contribuir para o alcance das metas propostas a partir das estratégias presentes nos Planos (Plano Municipal e Plano Regional):
EIXO I – Superação das Desigualdades Educacionais
EIXO II – Melhoria na Qualidade de Ensino
EIXO III – Gestão Democrática e Valorização dos Profissionais
EIXO IV – Universalização da Educação Escolar
No segundo momento, todos os conferencistas se reuniram no teatro do CEU onde o relator de cada eixo apresentou as propostas de emendas aprovadas pelo grupo.
Para a Diretora Regional de Educação, profª Lucimeire, as conferências são ações fundamentais para avaliar e monitorar o cumprimento do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (PME), tornando-o um projeto de todos os atores envolvidos no processo educacional.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação terá novos concursos públicos para contratação de 4,5 mil professores
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Entrega de nova EMEI marca retorno às aulas na Rede Municipal da capital paulista
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME divulga classificação prévia dos interessados em atuar nas escolas bilíngue para surdos
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos
Educomunicação
11ª edição da Revista Imprensa Jovem reúne reflexões e produções sobre as adolescências
Secretaria Municipal de Educação
Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições
Relacionadas
Educação terá novos concursos públicos para contratação de 4,5 mil professores
Publicado em: 22/07/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Entrega de nova EMEI marca retorno às aulas na Rede Municipal da capital paulista
Publicado em: 20/07/2026 12h53 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
SME divulga classificação prévia dos interessados em atuar nas escolas bilíngue para surdos
Publicado em: 20/07/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prefeitura de São Paulo lança campanha para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos
Publicado em: 16/07/2026 6h04 - em Secretaria Municipal de Educação
11ª edição da Revista Imprensa Jovem reúne reflexões e produções sobre as adolescências
Publicado em: 16/07/2026 12h57 - em Educomunicação