Notícias

Rede Municipal de SP contribui com pesquisa sobre alfabetização do governo federal

Programa Alfabetiza Brasil vai subsidiar diretrizes para política de alfabetização no Brasil

Publicado em: 17/04/2023 16h54 | Atualizado em: 17/04/2023

 

Plateia de pessoas sentadas em suas cadeiras, elas estão de costas para a fotografia e ao fundo um projetor e quatro pessoas sentadas a mesa.

Educadores da Secretaria Municipal de Educação participaram nesta segunda-feira (17) da abertura da aplicação da pesquisa Alfabetiza Brasil, no Centro de Formação de Professores (CEFORP). O presidente do Inep, Manuel Palacios; a secretária executiva, Izolda Cela; e a secretária de educação básica, Katia Helena Schweickardt, estiveram na capital para acompanhar a avaliação.

O programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep com o objetivo de mensurar o nível de conhecimento dos estudantes no 2° ano do ensino fundamental.

A pesquisa será realizada com 341 professoras alfabetizadoras de 291 municípios. As aplicações estão concentradas em cinco capitais-sede, uma por região: Belém (PA), Recife (PE), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

A pesquisa tem como objetivo compreender quais tarefas um aluno do 2º ano do ensino fundamental devidamente alfabetizado é capaz de realizar; estabelecer um padrão avaliativo para a alfabetização dos estudantes brasileiros; e proporcionar subsídios para o planejamento e execução de políticas educacionais voltadas à alfabetização.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração com diversas pessoas de diferentes etnias e o texto Portas Abertas - Português para migrantes
Imagem traz a composição com 4 fotografias que mostram cartazes com informações sobre a cultura hip-hop. Uma das imagens mostra um menino fazem escritas em coloridas de nomes.

EMEF Padre Batista promove sarau com participação de rapper e DJ

Publicado em: 30/11/2023 12h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes vestidos de preto com os rostos pintados com diferentes máscaras africana. Eles estão em um cenário com folhas secas ao chão e árvores pretas ao fundo. Há um menino com um instrumento de percussão.

Escola municipal apresenta peça de teatro sobre cultura africana

Publicado em: 29/11/2023 1h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com duas imagens: a primeira, da esquerda para direita, mostra uma minhoca feita de cartolina e, ao fundo, um saco preto; a segunda imagem mostra um pessoa manuseando terra de uma composteira.

Projeto da EMEF Profª Thereza Maciel de Paula ganha o Prêmio Ciência para Todos

Publicado em: 29/11/2023 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Xadrez

2 mil estudantes da Rede Municipal disputam a final do 27º Campeonato de Xadrez

Publicado em: 28/11/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.405