Rede Municipal de SP contribui com pesquisa sobre alfabetização do governo federal

Programa Alfabetiza Brasil vai subsidiar diretrizes para política de alfabetização no Brasil

Publicado em: 17/04/2023 16h54 | Atualizado em: 17/04/2023

Plateia de pessoas sentadas em suas cadeiras, elas estão de costas para a fotografia e ao fundo um projetor e quatro pessoas sentadas a mesa.

Educadores da Secretaria Municipal de Educação participaram nesta segunda-feira (17) da abertura da aplicação da pesquisa Alfabetiza Brasil, no Centro de Formação de Professores (CEFORP). O presidente do Inep, Manuel Palacios; a secretária executiva, Izolda Cela; e a secretária de educação básica, Katia Helena Schweickardt, estiveram na capital para acompanhar a avaliação.

O programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep com o objetivo de mensurar o nível de conhecimento dos estudantes no 2° ano do ensino fundamental.

A pesquisa será realizada com 341 professoras alfabetizadoras de 291 municípios. As aplicações estão concentradas em cinco capitais-sede, uma por região: Belém (PA), Recife (PE), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

A pesquisa tem como objetivo compreender quais tarefas um aluno do 2º ano do ensino fundamental devidamente alfabetizado é capaz de realizar; estabelecer um padrão avaliativo para a alfabetização dos estudantes brasileiros; e proporcionar subsídios para o planejamento e execução de políticas educacionais voltadas à alfabetização.