Notícias

‘Guardiões da Leitura’ incentiva paixão pelos livros de forma lúdica na EMEF Chico Mendes

Estudantes escolhem história e depois de se apropriarem são coroados a serem guardiões dela; SME vai distribuir mais de 2 milhões de livros literários neste ano

Publicado em: 18/04/2023 11h13 | Atualizado em: 18/04/2023
Fotografia mostra estrutura, com paredes simulando tijolos, que representa entrada de um castelo. No centro está escrito "Guardiões da Leitura". Da porta pode-se ver prateleiras com livros.

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18), um dos destaques da Rede Municipal de SP é o projeto “Guardiões da Leitura” conduzido pela professora Raquel Ataide de Cesare da EMEF Chico Mendes, da DRE Itaquera.

Os alunos do 2º ano do ensino fundamental escolhem uma obra infantil da biblioteca da escola que aborda uma história eles não conhecem, leem o livro, pesquisam sobre o autor, depois apresentam o livro para o restante dos colegas da turma. Também fazem a leitura para a turma do 1º ano.

“O objetivo é fazê-los entender que o importante de uma história é deixá-la viva, despertar interesse pela leitura através dos contos que eles escolheram para ser guardiões”, explica a professora Raquel.

Ao final do projeto, eles são “coroados”, e passam pelo tapete vermelho colocado na biblioteca que foi transformada em um castelo. A professora Raquel devidamente vestida de rainha/ princesa coroa os alunos “como guardiões da EMEF Chico Mendes”. “O projeto deixa as crianças eufóricas que passaram a ler muito mais”, diz ela.

Minha Biblioteca

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação distribuirá mais de 2,1 milhões de livros literários pelo Minha Biblioteca aos estudantes da rede municipal de ensino. O programa tem o objetivo de incentivar a leitura por meio da distribuição direta de livros aos estudantes desde a educação infantil até os matriculados nas classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA).

São entregues dois livros para cada estudante, com diferentes temáticas. Neste ano, são 270 diferentes títulos, que abordam temáticas diversificadas, como educação étnico-racial, educação ambiental, educação integral, educação inclusiva, equidade de gênero, valorização das diversidades, entre outras, relacionadas aos princípios do Currículo da Cidade.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.457