Notícias
Estudantes produzem mapas conceituais e quadrinhos para aprender conteúdos da Educação Física
Ação realizada na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira envolve mais de 100 estudantes dos 9º anos
Publicado em: 10/05/2019 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, aprendem conteúdos da Educação Física Escolar através de mapas conceituais e histórias em quadrinhos.
A iniciativa de utilizar as técnicas como metodologias de ensino surgiu em 2010, durante as aulas de um curso de especialização, onde o Professor Peterson Amaro, responsável pela proposta, começou a refletir sobre como estas ferramentas poderiam contribuir para o aprendizado dos estudantes.
Mais de 100 estudantes das turmas dos 9º anos participam da proposta inovadora de ensino que iniciou em fevereiro de 2018 e se mantêm presente nas aulas de Educação Física em 2019, cujo objetivo é possibilitar a participação de todos os alunos dentro de uma gestão de aula democrática.
Nas aulas, o professor apresenta o tema de estudo escolhido pelos estudantes, em seguida, expõe uma história em quadrinhos específica daquela manifestação ou um mapa conceitual para iniciar um diálogo com a turma.
Mapa conceitual da prática do Tênis criado pelo Professor Peterson
Geralmente, os quadrinhos seguem uma ordem de apresentação das informações: tema, surgimento, modalidade, regras e materiais. Já os mapas conceituais, são desenhos e informações distribuídas de maneira aleatória em uma folha para que os estudantes possam destacar circulando ou colorindo as informações que gostariam de aprender sobre aquela prática. Com base nas informações apresentadas pelas turmas, o professor planeja e orienta suas ações durante as aulas.
Outra proposta metodológica apresentada pelo Professor Peterson é a explicação dos conteúdos por meio de um site, criado com a finalidade de enriquecer as explicações apresentadas durante as aulas, e apresentar materiais produzidos pelo professor em parceria com estudantes.
Durante as aulas, os estudantes se reúnem em grupos para fazer análise de reportagens em revistas sobre as manifestações corporais elencadas pela turma. A turma do 9ºA estuda a prática do Tênis e considera importante desenvolver mapas conceituais para a turma, o 9º B se debruçou sobre a prática do futebol, já os 9º anos C e D optaram pela criação de quadrinhos sobre o Voleibol e Basquetebol após analisarem mapas conceituais de ambas as práticas.
História em quadrinhos criado pelas estudantes do 9º ano, Brenda e Dyenifer
Mapa conceitual criado pelas estudantes do 9º ano, Bruna, Beatriz, Nayara, Maria Luiza e Emylaine Vitória
Para o Professor Peterson, ao realizar estas ações, os estudantes têm em mãos, um material produzido por eles para fazerem análises críticas para além da prática corporal de movimento, “fazer pelo fazer”, possibilitando a compreensão sobre novas formas de aprender, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
No decorrer da proposta, o professor perguntou aos alunos sobre a utilização desta metodologia nas aulas:
“É um jeito diferente de aprendizado”, observa Luis Henrique.
“O mapa de ideias nos ajudou e muito, pois não sabíamos jogar perfeitamente, começamos a conhecer outras formas e posições do Basquetebol, além disso, nos surpreendemos ao trabalhar em grupo e saber que a gente se deu muito bem na atividade”, relatam as estudantes Dyenifer e Brenda.
“Os quadrinhos nos ajudaram a entender melhor as atividades”, comenta Fernanda Ferreira e Julia Oliveira.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Prêmio Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis
Publicado em: 22/10/2015 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Concurso “Descobrindo a Amazônia”
Publicado em: 22/10/2015 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da DRE Ipiranga
Publicado em: 22/10/2015 11h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEUs da DRE Capela do Socorro
Publicado em: 22/10/2015 11h16 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Visita ao Departamento de Alimentação Escolar e escola pública na cidade de Montevidéu no Uruguai
Publicado em: 22/10/2015 11h06 - em Alimentação Escolar