Notícias
Estudantes produzem mapas conceituais e quadrinhos para aprender conteúdos da Educação Física
Ação realizada na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira envolve mais de 100 estudantes dos 9º anos
Publicado em: 10/05/2019 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, aprendem conteúdos da Educação Física Escolar através de mapas conceituais e histórias em quadrinhos.
A iniciativa de utilizar as técnicas como metodologias de ensino surgiu em 2010, durante as aulas de um curso de especialização, onde o Professor Peterson Amaro, responsável pela proposta, começou a refletir sobre como estas ferramentas poderiam contribuir para o aprendizado dos estudantes.
Mais de 100 estudantes das turmas dos 9º anos participam da proposta inovadora de ensino que iniciou em fevereiro de 2018 e se mantêm presente nas aulas de Educação Física em 2019, cujo objetivo é possibilitar a participação de todos os alunos dentro de uma gestão de aula democrática.
Nas aulas, o professor apresenta o tema de estudo escolhido pelos estudantes, em seguida, expõe uma história em quadrinhos específica daquela manifestação ou um mapa conceitual para iniciar um diálogo com a turma.
Mapa conceitual da prática do Tênis criado pelo Professor Peterson
Geralmente, os quadrinhos seguem uma ordem de apresentação das informações: tema, surgimento, modalidade, regras e materiais. Já os mapas conceituais, são desenhos e informações distribuídas de maneira aleatória em uma folha para que os estudantes possam destacar circulando ou colorindo as informações que gostariam de aprender sobre aquela prática. Com base nas informações apresentadas pelas turmas, o professor planeja e orienta suas ações durante as aulas.
Outra proposta metodológica apresentada pelo Professor Peterson é a explicação dos conteúdos por meio de um site, criado com a finalidade de enriquecer as explicações apresentadas durante as aulas, e apresentar materiais produzidos pelo professor em parceria com estudantes.
Durante as aulas, os estudantes se reúnem em grupos para fazer análise de reportagens em revistas sobre as manifestações corporais elencadas pela turma. A turma do 9ºA estuda a prática do Tênis e considera importante desenvolver mapas conceituais para a turma, o 9º B se debruçou sobre a prática do futebol, já os 9º anos C e D optaram pela criação de quadrinhos sobre o Voleibol e Basquetebol após analisarem mapas conceituais de ambas as práticas.
História em quadrinhos criado pelas estudantes do 9º ano, Brenda e Dyenifer
Mapa conceitual criado pelas estudantes do 9º ano, Bruna, Beatriz, Nayara, Maria Luiza e Emylaine Vitória
Para o Professor Peterson, ao realizar estas ações, os estudantes têm em mãos, um material produzido por eles para fazerem análises críticas para além da prática corporal de movimento, “fazer pelo fazer”, possibilitando a compreensão sobre novas formas de aprender, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
No decorrer da proposta, o professor perguntou aos alunos sobre a utilização desta metodologia nas aulas:
“É um jeito diferente de aprendizado”, observa Luis Henrique.
“O mapa de ideias nos ajudou e muito, pois não sabíamos jogar perfeitamente, começamos a conhecer outras formas e posições do Basquetebol, além disso, nos surpreendemos ao trabalhar em grupo e saber que a gente se deu muito bem na atividade”, relatam as estudantes Dyenifer e Brenda.
“Os quadrinhos nos ajudaram a entender melhor as atividades”, comenta Fernanda Ferreira e Julia Oliveira.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Secretaria Municipal de Educação
SME abre consulta para chamamento público para a implantação, operação e conservação de Bebetecas em 22 CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 100 agências dos Correios são postos de retirada do Programa Leve Leite da Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo está distribuindo mais de 375 mil cestas básicas para as famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares
Educação Infantil
SME promove a sua 10ª Jornada Pedagógica para Educação Infantil Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura assina Declaração de Utilidade Pública para implementação de CEU na Vila Nova Cachoeirinha
Relacionadas
![VI Sarau Cultural da EMEF Coronel Ary Gomes](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/20956_tb.jpg)
VI Sarau Cultural da EMEF Coronel Ary Gomes
Publicado em: 09/10/2015 11h09 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
![São Paulo celebra os 80 anos da Educação Infantil](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/13548_tb.jpg)
São Paulo celebra os 80 anos da Educação Infantil
Publicado em: 08/10/2015 6h06 - em Educação Infantil
![CEU Vila do Sol - Programação de outubro de 2015](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/2067_tb-1.jpg)
CEU Vila do Sol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 5h26 - em CEU e COCEU
![Pintura sensorial no CEI Parque Fongaro](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/20905_tb.jpg)
Pintura sensorial no CEI Parque Fongaro
Publicado em: 08/10/2015 5h10 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
![CEU Heliópolis - Programação de outubro de 2015](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/19710_tb.jpg)
CEU Heliópolis – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 5h04 - em CEU e COCEU