Notícias
Estudantes e Professores da rede municipal recebem certificação por participação em projeto da NASA
Evento contou com palestras e sessão exclusiva de apresentação do Planetário do Ibirapuera.
Publicado em: 07/02/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020Também participaram do evento estudantes do 7º ano do colégio Dante Alighieri e de duas ONGs. A programação contou com palestra da Doutora Natalia Pasternak, a respeito da importância da ciência, e com a apresentação dos avanços do projeto da estação espacial por Lucas Fonseca, um dos coordenadores do projeto Garatea no Brasil.
Após a fala dos palestrantes, houve uma sessão especial de apresentação do Planetário aos estudantes e professores e a entrega dos certificados para todos os participantes.
O estudante Natan Cardoso, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perimetral, recebeu certificação especial por integrar a equipe vencedora da iniciativa promovida pela NASA. Ele ajudou a desenvolver um composto para a construção de estruturas extraterrenas. A substância será enviada à estação espacial para a realização de testes que avaliarão se o material se solidificará o suficiente para ser usado em ambientes de microgravidade.
Um dos coordenadores responsáveis pelo projeto nos Estados Unidos, Jefferson Michaelis, veio ao Brasil para coordenar e entregar pessoalmente os certificados. Ele comentou que o propósito dessa iniciativa é incentivar as organizações responsáveis pelo projeto a incrementar, em 2019, a presença desse programa no Brasil, levando-o para mais crianças, em outras regiões do país. “Para nós foi uma grande benção poder ter essa parceria com o Brasil, com as escolas e o pessoal do projeto Garatea. Aos poucos queremos expandir a participação dos países, junto com os Estados Unidos, para levar mais experimentos ao espaço”, revela Jefferson.
A Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Camila Mafra, da EMEF Perimetral, uma das responsáveis por acompanhar os estudantes do projeto na unidade, enfatizou os benefícios da participação dos alunos. “A experiência melhorou a autoestima dos estudantes em relação à fala e o repertório e despertou a curiosidade e a integração com crianças de outras regiões de São Paulo com realidades distintas. Foi uma troca muito rica pra eles”, observa Camila.
A estudante e participante do projeto na EMEF Perimetral, Maria Luiza, 13 anos, ficou muito feliz por ter participado do projeto com estudantes de outras escolas. “Quando eu comecei a participar do projeto foi realmente incrível! Os professores explicavam muito bem e isso foi realmente interessante pra mim. Pode ser uma chance de um futuro melhor, uma porta aberta para outras oportunidades”, conta Maria Luiza.
Para saber mais sobre este projeto:
Alunos de escolas municipais participam de projeto da NASA
Estudante da EMEF Perimetral integra equipe vencedora de iniciativa promovida pela NASA
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Secretaria Municipal de Educação
Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Relacionadas

Primeiras práticas do Programa São Paulo Integral
Publicado em: 09/03/2016 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Primeiro Seminário de Educação Integral
Publicado em: 09/03/2016 11h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas
Publicado em: 08/03/2016 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Março Mulher 2016
Publicado em: 08/03/2016 2h18 - em CEU e COCEU

Tecendo um novo tempo: Emancipar currículos ressignificando os espaços
Publicado em: 08/03/2016 1h22 - em Diretoria Regional de Educação Penha