Notícias

Estudantes da Rede Municipal escolhem itinerários formativos do Ensino Médio

Na capital são 18 unidades de percursos que abarcam temas da atualidade, além de quatro cursos técnicos

Publicado em: 14/08/2023 15h56 | Atualizado em: 14/08/2023

Menina de frente para um notebook com uma das mãos sobre um mouse.
Os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de nove escolas da Rede Municipal de São Paulo escolhem, até a próxima sexta-feira (18), quais itinerários formativos querem cursar no próximo ano letivo. São 18 opções, além de quatro cursos técnicos (confira abaixo),  que já são ofertadas desde o ano passado, abarcando grandes temas da atualidade, e que foram construídas em conjunto com especialistas, professores da Rede e estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação organizou a oferta dos itinerários formativos a partir de unidades de percurso, que são unidades temáticas vinculadas a uma ou duas áreas de conhecimento. Essas unidades têm como principais características o aprofundamento de estudos nas áreas, e um tema contemporâneo, permitindo assim um maior diálogo com o projeto de vida dos estudantes.

Na Rede Municipal de São Paulo não são as escolas que oferecem as unidades compulsoriamente antes de conhecer o desejo dos estudantes, já que as turmas são formadas pelas escolas a partir da demanda de interesse dos educandos, que têm a vantagem de conhecer as 18 unidades disponíveis antes de fazer suas opções.

O estudante pode optar dentre os cursos técnicos de Contabilidade, Informática, Marketing e Gerência em Saúde, ou dentre as dezoito opções de Unidades de Percurso listadas abaixo:

  • Brasil em números
  • Cidadania: lutas, resistências e conquistas?
  • Culturas Juvenis e Direitos das Juventudes
  • De olho nas redes: investigação e intervenção
  • Desvendando as pesquisas
  • Educação em sexualidade e desenvolvimento humano; água e sustentabilidade
  • Educação Financeira e interfaces da matemática e economia
  • Energia, Sustentabilidade, Mineração, Ambiente e Sociedade
  • Experimentação e Investigação: a resolução de problemas como ponto de partida
  • História das Transformações do Trabalho
  • Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento
  • Literaturas na Contemporaneidade
  • Microrganismos, vacina e saúde coletiva
  • Núcleo de Criação em linguagens
  • O humano e o social através das linguagens
  • Pesquisa, memória e identidade
  • Vida na Terra, no espaço, no laboratório e as tecnologias digitais
  • Viver e construir a cidade que queremos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) – DRE Campo Limpo

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) – DRE Campo Limpo

Publicado em: 17/03/2016 1h26 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Bibliotecas dos Centros de Educação em Direitos Humanos recebem mais material para fortalecimento do acervo
SME abre Chamada Pública para aquisição de fubá de milho

Fubá da Agricultura Familiar chega às Unidades Educacionais

Publicado em: 17/03/2016 11h50 - em Alimentação Escolar

Mês do Hip Hop 2016

Mês do Hip Hop 2016

Publicado em: 16/03/2016 4h07 - em CEU e COCEU

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano

Publicado em: 16/03/2016 4h05 - em CEU e COCEU

1 1.350 1.351 1.352 1.353 1.354 1.491