Notícias

CEUs de São Paulo recebem circuito cultural sobre paternidade atípica com Manoel Soares

Unidades se tornam palco de rodas de conversa, oficinas e apresentações que promovem inclusão e corresponsabilidade no cuidado de filhos com deficiência

Publicado em: 04/08/2025 11h58 | Atualizado em: 04/08/2025
Tamanho Site (1)

Durante todo o mês de agosto, 11 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista serão palco de um circuito cultural inédito que propõe reflexões profundas sobre a paternidade atípica. A ação, promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) contará com a presença do comunicador e apresentador Manoel Soares. 

A iniciativa surge da constatação de que a participação paterna na rotina de cuidados com filhos com deficiência ainda é limitada. Esse cenário contribui para aprofundar desigualdades de gênero e sobrecarregar as mães – muitas das quais acabam renunciando à carreira, da vida social e do bem-estar pessoal para atender às necessidades específicas de seus filhos.  

Ao abordar o tema da paternidade atípica, o circuito busca fomentar uma nova cultura de corresponsabilidade, inclusão e fortalecimento familiar. A presença ativa do pai no cuidado promove não apenas alívio à sobrecarga materna, mas também melhores condições para o desenvolvimento da criança e maior equilíbrio nas relações familiares.  

Com notoriedade nacional e trajetória consolidada em pautas sociais e de direitos humanos, Manoel Soares traz ainda um elemento de representatividade legítima à ação: ele recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em 2024 e é pai atípico.  

Sua vivência pessoal, aliada à habilidade como comunicador, garante empatia, autenticidade e conexão com o público-alvo, que inclui não apenas pais de pessoas com deficiência, mas também familiares, educadores e profissionais da Rede Municipal.  

Cada atividade terá cerca de duas horas de duração e poderá incluir rodas de conversa, apresentações artísticas, oficinas culturais, dramatizações e dinâmicas interativas, sempre com foco no tema da paternidade atípica e com linguagem acessível, sensível e inclusiva. 

As ações abordarão temas como:  

  • Os desafios emocionais e sociais vivenciados por pais de pessoas com deficiência;  
  • A desconstrução de estereótipos sobre masculinidade, paternidade e deficiência;  
  • O compartilhamento de experiências e estratégias práticas de cuidado;  
  • Informações sobre direitos, políticas públicas e serviços disponíveis;  
  • O fortalecimento das redes de apoio e integração comunitária.  

 O circuito prevê cerca de 50 participantes por atividade, totalizando aproximadamente 650 atendimentos. As inscrições para o circuito podem ser efetuadas nas secretarias dos respectivos CEU’s.   

Confira a programação completa: 

05/08 – 17h | CEU Arthur Alvim
Av. Sylvio Torres, 295 – Cj Hab Pe José de Anchieta 

07/08 – 17h | CEU Tremembé
Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Parque Casa de Pedra 

09/08 – 15h | CEU Barro Branco
Rua Numa Pompílio, s/n – Cid. Tiradentes 

14/08 – 17h | CEU Carrão
Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé 

16/08 – 15h | CEU Parque Novo Mundo
Av. Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria 

23/08 – 10h | CEU Pinheirinho
Rua Camillo Zanotti, 92 – Jaraguá 

23/08 – 15h | CEU Taipas
Rua João Amado Coutinho, 240 – Conj. Res. Elísio Teixeira Leite 

24/08 – 10h | CEU São Miguel
Rua José Ferreira Crespo, 475 – Jardim São Vicente 

24/08 – 15h | CEU José Bonifácio
Rua Professora Lucila Cerqueira, 194 – Jardim São Pedro 

29/08 – 17h | CEU Freguesia do Ó
Rua Crespo de Carvalho, 71 – Freguesia do Ó 

30/08 – 15h | CEU Parque do Carmo
Rua Gaspar da Silva, 240 – Parque do Carmo 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios

Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios

Publicado em: 16/12/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Inauguração Do Ceu Rei Pelé

SME informa funcionamento das escolas, CEUs e serviços no fim do ano

Publicado em: 16/12/2025 11h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (28)

Comunicado SME – Atribuição

Publicado em: 16/12/2025 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 15/12/2025 11h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas

Publicado em: 15/12/2025 10h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.611