Notícias

Estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro exploram o Teorema de Pitágoras em circuito interativo

A atividade de matemática auxiliou a compreensão sobre esse importante conceito da geometria, promovendo a aprendizagem por meio de experiências concretas e colaborativas

Publicado em: 10/10/2025 13h28 | Atualizado em: 13/10/2025
Grupo de estudantes ao redor de uma mesa com atividades de matemática

Foto: Eduardo Souza/ EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro

Os estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro, unidade da Diretoria Regional de Educação de São Mateus, participaram de uma aula diferenciada de Matemática. O foco foi a aplicação prática do Teorema de Pitágoras. A proposta, desenvolvida pelo professor Eduardo Souza, recebeu o nome de “Circuito do Teorema de Pitágoras” e teve como objetivo ampliar a compreensão dos estudantes sobre esse conceito da geometria. Assim, a atividade promoveu o aprendizado por meio de experiências concretas e colaborativas.

Alinhamento com a BNCC

O trabalho seguiu as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente o objetivo EF09M15, que propõe investigar e expressar relações métricas em triângulos retângulos.
Para cumprir essa meta, o professor organizou os alunos em grupos. Em seguida, eles percorreram um circuito com três atividades interativas.

Três estações de aprendizagem

Na primeira estação, os estudantes mediram o comprimento e a largura de um campo de futebol desenhado em cartolina. Depois, calcularam a diagonal aplicando o Teorema de Pitágoras. Na segunda atividade, eles simularam a medição da altura de um prédio usando como referência um armário da sala.

Com uma trena, mediram a base e a hipotenusa — do chão até o topo do armário — e calcularam a altura da estrutura. Por fim, na terceira estação, os alunos visualizaram o teorema de forma concreta. Utilizando quadradinhos de cartolina, completaram os quadrados sobre os catetos de um triângulo retângulo e depois transferiram as peças para o quadrado da hipotenusa. Dessa forma, observaram de modo visual a relação entre as áreas.

“Durante o desenvolvimento das atividades, foram identificadas algumas dificuldades por parte dos alunos, como o uso correto da calculadora para o cálculo de potências e raízes quadradas, além da leitura e manuseio dos instrumentos de medição. Também foi necessário reforçar o uso da unidade de medida padrão em centímetros (cm). Essas questões foram tratadas de forma imediata, com orientações e apoio contínuo durante toda a aula”, explica o professor Eduardo.

A avaliação ocorreu por meio da observação direta da participação dos estudantes. De modo geral, houve clara melhora na compreensão do Teorema de Pitágoras na prática.  Os alunos conseguiram relacionar a teoria com situações reais, o que tornou o conteúdo mais significativo e acessível.

Além disso, a experiência reforçou a importância de abordagens pedagógicas ativas, que estimulam o raciocínio e a investigação. Assim, o aprendizado se torna mais efetivo e prazeroso. A iniciativa integra outras ações inovadoras promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, voltadas ao protagonismo estudantil e à aprendizagem significativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Academia Estudantil De Letras Mestre Ananias

Estudantes da EMEF Celso Leite inauguram Academia Estudantil de Letras dedicada ao Mestre Ananias na Bela Vista

Publicado em: 27/11/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de crianças com colete verde e alguns adultos educadores em frente a escola no prjeto sobre alimentação saudável.

Projeto de alimentação saudável movimenta o segundo semestre da EMEI Machado de Assis 

Publicado em: 26/11/2025 5h39 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fotografia de vários estudantes da Academia Estudantil de Letras com o escritor Sérgio Vaz no palco do CEU Vila Rubi.

Escritor Sérgio Vaz é homenageado por estudantes da Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 26/11/2025 5h22 - em Academia Estudantil de Letras

Design Sem Nome (4)

Oferta de alimentação especial cresce 17% na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 26/11/2025 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Terceiro encontro do “Café com Prefeito” marca diálogo sobre tecnologias e o contexto educacional na era digital

Terceiro encontro do “Café com Prefeito” marca diálogo sobre tecnologias e o contexto educacional na era digital

Publicado em: 26/11/2025 10h24 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

1 4 5 6 7 8 1.608